segunda-feira, 11 de março de 2013

Bodas em Fátima

Mais um fim de semana diferente. Mas este foi programado e saiu como planeado.
Fui a Fátima ! É sempre bom visitar este lugar privilegiado e encontrarmo-nos, in loco, a relembrar a mensagem que Nossa Senhora nos deixou. Há sempre uma visão nova...
Muita gente, toda diferente e de diferentes lugares, ali vai para rezar, fazer ou cumprir promessas, escutar o que Maria tem para lhes dizer...
É gratificante estar em Fátima!...
No entanto, o objectivo primeiro desta viagem não foi este. Foi sim participar no encontro-festa das catorze Irmãs que celebravam as suas Bodas de prata e ouro.
Não sei se intencionalmente, coincidiu com o domingo da alegria (domingo Laetarae ), mas talvez... E foi uma grande alegria festejar estes anos todos de consagração religiosa, de tantas Irmãs.
E impressionante também ouvi-las dizer que não se arrependem, que procuram fazer sempre a vontade do Pai, que sabem bem que foi Ele que as chamou e as encaminhou...
Pensei em mim; revi a minha consagração há mais de 50 anos; voltei a lembrar o dia das minhas Bodas de ouro.
Também eu não me arrependo; também eu acredito que o Pai lançou sobre mim o Seu olhar de misericórdia e de amor; também eu vejo os pequenos e grandes contratempos, as alegrias maiores ou menores, como o caminho que Deus desenhou para mim e me convida a percorrer.
Neste momento, em que estamos em vésperas da abertura do Conclave, em que o Patriarca de Lisboa pediu orações para que o novo Papa possa reformular a face da Igreja, procuremos nós dar o nosso testemunho de adesão ao Pai, de filhas que reconhecem esta paternidade e se sentem acolhidas.
Como o filho pródigo, despojadas de tudo, caminhemos para a casa do Pai, certas do acolhimento que Ele nos reserva.
                           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

3 comentários:

  1. Pela festa, pela alegria, e pela entrega, pelo aniversário das irmãs, o meu abraço.

    ResponderEliminar
  2. Li só agora. Não desgostaria de ter estado lá, pela amizade que tenho recebido, de algumas das Irmãs, que estiveram.

    ResponderEliminar