domingo, 24 de março de 2013

As contradições do Reino

Domingo de Ramos!
Entrada triunfal em Jerusalem!
Hossana, óh! filho de David...
Há júbilo, há gritos de alegria e louvor. O povo em geral e os discípulos em particular, saúdam o Rei, o Libertador, a mudança de estatuto, de regimen.Felicitam e rejubilam com aquele que eles julgam ir mudar tudo; que pensam que os vai libertar do erro e do domínio do povo estrangeiro; que consideram ir-lhes dar um reino de abundância, de paz, de felicidade, como anunciou o profeta Isaías...
E não têm razão?
Jesus não nos veio libertar , não veio fazer mudar o rumo dos acontecimentos, não veio trazer novas regras e uma nova doutrina?
Só que... o choque era inevitável! O Rei, é um Rei crucificado, morto mas ressuscitado. E o Reino, está em nós e só será diferente quando mudarmos, quando virmos a Deus e à Vida, despidos das roupagens com que habitualmente os disfarçamos para que não possamos ver claro.
O Reino novo, anunciado por Jesus, o Cristo Crucificado, é um reino que tem que passar pelo sofrimento, pelo despojamento, pela verdade. É um reino de simplicidade, de alegria na pobreza, de felicidade no dom e na partilha.
Queremos pertencer a este reino?
É o momento da escolha, neste Domingo de Ramos...
Queremos continuar à espera dum reino terreno, exterior a nós, ilusório, ou queremos ser testemunhos vivos dum Rei crucificado?
Se queremos... eis a hora!
                         Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário