sábado, 16 de março de 2013

A câmara de Sintra no Ramalhão

Ontem foi um dia muito preenchido e agitado aqui no Ramalhão. De manhã foi preciso montar toda a logística para a vinda do sr. Presidente da Câmara de Sintra e sua comitiva. Ao mesmo tempo, fazer os últimos ensaios, arrumar o ginásio, preparar  a decoração, verificar todo o espaço a visitar, falar com professores e pais, etc..
A tarde começou com a recepção às primeiras visitas e a espera, no pátio principal, pela chegada do sr. Presidente.
A sua vinda foi uma honra para nós, independentemente das adaptações que pressupôs. O sr. Presidente agraciou-nos com uma medalha de ouro de mérito na vertente educação e nós, presenteámo-lo com lembranças da nossa casa, uma recordação da Vista Alegre e a representação, em palco, da História do Ramalhão.
Foi um texto escrito pela nossa professora Conceição Bueso que também o ensaiou. Começou com música para criar ambiente para a leitura dum excerto dos Maias de Eça de Queiroz, em que ele fala de um passeio a Sintra em que se passava pela quinta do  Ramalhão. O Eça de Queiroz está sentado à secretária enquanto o narrador lê, passam fotografias em dois ecrãs e deslocam-se pelo ginásio pares vestidos à época.
Depois, simula-se uma aula em que professora e alunos falam da História do Ramalhão.
Em pequenos apontamentos conta-se a história de três séculos do Ramalhão, desde a doação dum casal rústico até à fundação do Colégio, passando pelo Palácio e mostrando as figuras e os acontecimentos que por aqui passaram .
Pudemos contar com a colaboração de todos os professores, nomeadamente o João Carlos, a Ilka, o João Paulo e a Carla Monteiro.
Depois das palmas do público o sr. Presidente subiu ao palco para o seu discurso, a que a Madre geral respondeu. Entregou a medalha à Ir. Francisca que também falou, agradecendo. Terminou esta parte com o Hino do Colégio cantado pelo coro e todos os alunos.
Seguiu-se a 2ª parte do programa que era a visita à casa, durante a qual houve duas interrupções para ouvir o concerto das guitarras e dois números de flautas.
A tarde acabou com um lanche simples na floresta.
Com o sr. Presidente vieram, entre outras pessoas, duas antigas alunas que trabalham na Câmara. É sempre enternecedor encontrar antigas alunas em ocasiões destas. Elas também se emocionaram por voltarem, em serviço, àquela que consideram uma segunda casa.
E assim chegou ao fim mais um acontecimento grande para a história do Colégio.
                           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário