terça-feira, 12 de março de 2013

À espera de Papa

                                                      Começou hoje o Conclave.
Os Cardeais já se mudaram para a casa de Santa Marta e logo vão estar encerrados na Capela Sistina para a 1ª votação.
A comunicação social já deu todas as notícias sobre o "como" e o "onde". Toda a gente que queira, pode saber o que se vai passar e quando.
Quem será o novo Papa é que só Deus é que sabe!...
Durante a primeira semana os Cardeais tiveram oportunidade de conferenciar, trocar  todas as impressões possíveis, estudar os prós e os contras de todos os papabili...
Portanto, o Espírito Santo já poderá iluminar os seus corações e as suas mentes para que  escolham o melhor.
 O melhor pode não ser o mais inteligente, ou o mais santo, ou o mais perfeito comunicador. Tem é que ser o que melhor atenda aos sinais dos tempos e saiba acolher a Palavra de Deus. "Ao fim e ao cabo" é Ele quem conduz a barca da Igreja, como disse o Papa emérito Bento XVI.
Neste momento a "barca de Pedro" conhece inúmeros contratempos, sofre ventos bem adversos, caminha no meio das trevas da idolatria e do abandono. Mas é Deus quem a conduz e isso é o que nos dá confiança. Ao fim de 20 séculos nada disto é novidade. Já houve vicissitudes, cismas, lutas, erros, mas a Igreja persistiu. Em muitos lugares do globo o número de católicos aumentou mesmo consideravelmente. Na Europa, não! é verdade... porque a Europa se deixa mover pelos interesses económicos e nela predominam o facilitismo e o prazer.
Precisamos rezar pelo novo Papa , para que o Espírito Santo o mova e presida à sua acção unificadora e santificadora.
E aguardemos, confiadamente, que da chaminé da Capela Sistina saia o fumo branco e o Cardeal da sacada de S. Pedro anuncie: "Habemus Papam".

Sem comentários:

Enviar um comentário