quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ramalhão - 70 anos

Foi há 70 anos  que o Colégio do Ramalhão deu os primeiros passos, com um pequeno número de alunas internas.
Mas foi notícia de Jornal : " Abriu em Sintra um internato para meninas..." Estávamos em 1942
Hoje, os mesmos objectivos, os mesmos ideais, apesar das vicissitudes, das alterações de mentalidades, das modificações na vida e nos valores.
Começámos as festividades dos 70 anos com um Encontro de Antigas Alunas, em Maio passado. Vamos encerrá-las no próximo Maio, com novo Encontro, no 1º sábado, como de costume.

Entretanto, a 15 de Outubro, teremos uma Tarde Aberta, com actividades, para Pais, Antigos e actuais alunos.
Mas antes, no dia 2 de Outubro, haverá uma Missa de acção de graças, pelas 11 horas, na Igreja de S. Domingos, em Lisboa. Agradeceremos as graças e os dons recebidos por nós e por quantos passaram por esta casa.
Juntamos esta comemoração à dos 175 anos de nascimento da nossa Fundadora- Madre Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa.
Sem ela, não haveria Congregação e, portanto, não existiria o Ramalhão.

Teresa de Saldanha Nasceu em Lisboa e desde muito nova teve uma grande preocupação com a educação da juventude. Talvez porque sempre acompanhou a mãe nas suas obras de assistência e caridade.
Era uma jovem como as outras da socidade do seu tempo e teve uma educação esmerada em que se inseria a música e a pintura.
Foi mesmo ao pintar o quadro do Ecce Homo que sentiu o apelo de Deus para a vida religiosa, apelo esse a que não queria nem podia resistir.
Mas o pai nunca consentiria que ela fosse religiosa até porque as Congregações estavam a ser expulsas e os conventos fechados, à medida que morria a última freira.
Teresa ultrapassou a situação, ficando em Portugal, mas mandando para a Irlanda as duas primeiras candidatas.
Estas fizeram lá o seu Noviciado e regressaram para uma casa em Lisboa, que a Madre Fundadora já lhes tinha preparado. A pouco e pouco, a Congregação foi crescendo e multiplicando o número de casas.
Depois da morte do pai, Teresa entrou na Congregação, Professou e foi eleita Superiora geral.
Com a República, parecia que tudo se ia desmorenar, mas não. Foi o impulso para a dispersão e solidificação da Obra, espalhando-a por vários países.
O Colégio do Ramalhão nasce 30 anos depois. Festeja este ano, o seu 70º aniversário. Juntemo-nos todos e celebremos este acontecimento, continuando a acreditar que, "Quando a Obra é de Deus, Ele olhará por ela". (T. de Saldanha)
                                                                          Ir. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.




Sem comentários:

Enviar um comentário