domingo, 22 de julho de 2012

A Penitência caminho de esperança

Ontem, fui-me confessar, coisa natural e necessária em mim. Alias, faz-me sempre uma certa espécie quando penso em tanta gente, que eu conheço, gente boa, que se considera  católica, mas que tem dificuldade em se confessar. Será porque têm medo de põr a nu a sua alma e o seu coração, diante de uma pessoa, que não interiorizaram que está ali no lugar de Deus? Será por humildade (ou falta dela ) para reconhecerem perante outro, aquilo que os incomoda ou inquieta?

Quando um jovem diante de mim diz: confessar, hum!... e engelha o nariz, puxo dos meus "galões de catequista"  e replico: Tu não sabes o que é a Confissão! E lá vem a definição do catecismo, mais ou menos engrandecida por comentários a propósito: "sinal eficaz da Graça, instituído por Jesus, para nos santificar".
Como queremos ser santos, como pensamos poder seguir Jesus, se não nos revestimos com estes sinais da Graça que, ainda por cima, são eficazes?
Penso que há uma deformação de base, que faz as pessoas julgar que ir-se confessar é só e apenas dizer uma ladainha de pequenas ou grandes coisas que incomodam o coração e a vida. E, quanto maiores são as "coisas" mais dificuldade há em as dizer. Não sei porquê mas entendo...
Esquecemo-nos, completamente, do lado mais importante da questão: a Graça, o dom que o sacramento nos confere, que o Sacerdote nos oferece da parte de Deus.
Não nos lembramos da sua eficácia, não tornamos presente a certeza de que sem ela nunca conseguimos chegar à santidade.
É que não somos santos só porque queremos mas porque lutamos para fazer a nossa caminhada ao encontro de Jesus e para isso... é indispensável a Sua Graça.
E não é verdade que quando nos confessamos nos sentimos aliviados e com uma alma nova ?
Acho que os que duvidam deviam experimentar. Veriam que as inquietações, as dúvidas, as dores, seriam vistas com uma luz nova,
diferente; uma nova alvorada de Esperança encheria as suas vidas.
     Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário