sábado, 7 de julho de 2012

Semear com lágrimas; colher na alegria

Quando o Senhor restaurar os destinos de Sião
será para nós como um sonho
                     ...                                                                  
Os que semeiam com lágrimas
recolhem entre cânticos.
Na partida vai chorando
o que leva a semente,
no regresso vem cantando
o que transporta as espigas.
                      sal. 125

Este é um salmo que nos fala de esperança, de confiança, de certezas, muito embora também de  esforço e de dificuldades.
"Quando o Senhor restaurar..." Ele já restaurou. Ele já chegou e já trouxe consigo a Paz, o Perdão, o Amor. Ele já morreu e ressuscitou. Já nos deixou a Sua Mensagem e nos pediu a nossa colaboração. Temos razão para pensar em sonho, em alegria, em cânticos.
Jesus já veio e já nos prometeu o Seu Reino, um reino onde todos temos o nosso lugar e em que seremos felizes se O acolhermos e O seguirmos; se ouvirmos a Sua Palavra e dela formos mensageiros.
E aí, começam as dificuldades. É que , para seguir o Senhor Jesus, temos que fazer a nossa caminhada de esforço, de correção, de procura da santidade. Temos que seguir o nosso caminho de escolha livre, de sucessos e recuos. Por isso, "vai a chorar aquele que leva a semente " da graça, da virtude,do bem. Essa semente que tem que ser regada, cuidada, para crescer e dar fruto. E este é um trabalho que exige esforço, despojamento, vontade.
E, no nosso caminho que nem sempre é plano, nem seguro, nem fácil, há escolhos e há desvios que nos convidam a seguir por veredas mais agradáveis e fáceis. É o momento de chorar o nosso erro, o nosso pecado, o nosso afastamento do Pai.
Mas Ele lá está a falar-nos ao coração, a dar-nos o Seu perdão, a fazer com que o nosso arrependimento, a nossa pequena semente de santidade frutifique e faça de nós o semeador que volta" cantando transportando as espigas" da nossa identificação com Cristo .
semeando com lágrimas podemos recolher entre cânticos.
                            
                             Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário