terça-feira, 17 de julho de 2012

Apelo sem resposta

Outro dia conversando com um grupo de Antigas Alunas, debruçámo-nos sobre o problema da vocação, a semana de oração pelas vocações, a falta de sacerdotes, a crise nas vocações religiosas, etc.,etc.. Eram tudo "jovens" já senhoras casadas e com filhos...
Às tantas, uma delas, mãe de 4 filhos, revelou que tinha pensado ser religiosa mas que desistira porque achava ser demasiado exigente e difícil. Hoje é feliz mas não esqueceu esse seu desejo de juventude.
Ri-me sem vontade e usei, mais uma vez, o velho lugar comum: E quem disse que é simples e fácil seguir Jesus?
Rimo-nos e mudámos de assunto, falando de acontecimentos "velhos" e sempre novos, ocorridos no Colégio, no tempo da Juventude. É assunto que nunca esgota porque um acontecimento lembra outro e outro.
Mais tarde, já sozinha, comecei a pensar naquela aluna e no episódio do "jovem rico" e do apelo que o Senhor lhe fizera. Ele tinha ido ter com Jesus para Lhe perguntar o que devia fazer para ser perfeito. Aquela jovem, boa cristã, tambem muitas vezes, certamente, perguntara o que tinha que fazer para ser santa. E ao jovem do Evangelho, como àquela jovem, Jesus respondera o mesmo: deviam cumprir os mandamentos.
O jovem fazia-o e ela tambem... não matavam, não roubavam, não prejudicavam o próximo... Que mais era preciso?
Deixar tudo e seguir Jesus!
E diz-nos o Evangelho que o jovem se afastou porque tinha muitos bens. Pensamos imediatamente que tinha muito dinheiro. Era rico!
Mas o que significa ser rico? Ter muitos bens?
Acho que aquilo que nos prende, muitas vezes, não são os bens materiais mas sim o apego àquilo a que estamos acostumados, às nossas ideias, ao nosso prazer, mesquinho ou não, às nossas comodidades, àquilo que faz o nosso dia-a-dia.
Há muitos ricos que são pobres, de facto, porque são desprendidos, livres, atentos aos que os rodeiam, disponíveis.
E será que não há pobres muito "ricos", porque presos às suas ambições, aos seus desejos, às suas revoltas, às suas invejas?!...
O que afastou aquela jovem do apelo de Jesus? Não será o que afasta tantos outros jovens também?
Sobretudo o medo do desconhecido, do esforço de deixar tudo, da ignorância do que vai receber em troca...
Deixar tudo e ir... sem planos, "sem alforge, sem duas túnicas"...
É preciso ter coragem mas é a condição para seguir Jesus.
                                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário