terça-feira, 24 de julho de 2012

Odres novos e velhos...

"Vinho novo em odres novos,
Pano novo em fato novo"
                   Mat.9,19
São orientações dadas por Jesus ao grupo que O escutava mas são válidas para nós, hoje e aqui.
É o convite ao àmanhã, à conversão, a deixar o que há de velho em nós e construir o futuro, o novo, o ignorado, com tudo aquilo que deixámos.
Não vale a pena ficar a olhar o passado e lamentar os erros cometidos. Não adianta "chorar sobre leite derramado". Não temos o direito de analisar escolhas feitas ou caminhos percorridos.
Temos é que pôr mãos à obra e iniciar uma vida nova, com novo entusiasmo e novas convicções.
Ficar simplesmente no que se fez e não se devia ter feito, ou no que falta fazer e não foi feito, é "deitar vinho novo em odres velhos"e desperdiçar o vinho ; é malbaratar forças a chorar sobre mal sem remédio mas que pode ser reparado com arrependimento e um recomeço sério.

Quem põe "remendos de pano novo em fatos estragados" está a construir sobre a areia; simplesmente a "tapar o sol com a peneira"; a fingir que mudou alguma coisa.
Quando fazemos isto, não queremos uma autêntica conversão, que exige de nós o mudar completamente, o largar tudo o que era velho e construir um Homem novo à imagem de Jesus Cristo.
Quando fazemos isto, estamos a enganar-nos, julgando enganar Deus. Estamos a prometer uma conversão, baseada em ficção.

Não sejamos assim, não deixemos que o vento nos arraste a seu belo prazer. Mudemos verdadeiramente; deixemos o que está menos bem e teremos a Felicidade prometida por Deus.
Ele está sempre presente, olha-nos com carinho e esquece os nossos fracassos.

                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário