segunda-feira, 23 de julho de 2012

Missionar é...

Ouvi outro dia uma entrevista a um grupo de jovens, falando entusiasmados no seu desejo de ir fazer uma experiência de Missão em terras de Africa.
Realmente quando se fala em Missões, pensamos logo em terras distantes, em gentes que não conhecem o Evangelho, que nunca ouviram falar de Jesus Cristo.
E o verbo que se conjuga imediatamente é IR.
Mas missionar não é apenas ir. Tanto assim que a padroeira das Missões é Santa Teresinha de Lisieux que, eu saiba, nunca saiu do seu convento.
Então será que missionar é rezar ou pregar num dia particular? Ou dar uma esmola especial ou ler notícias sobre o assunto? É que até há um dia determinado  para celebrar as Missões- 21 de Outubro...
Para mim, ser missionário é , antes de tudo,saber olhar para o outro e transmitir-lhe o nosso dom: o Amor, o afecto, a disponibilidade, o conhecimento, a Fé.
É estar atento às suas necessidades; é estar presente.
Todo o baptizado, todo aquele que é por excelência, o portador da Verdade, deve mostrar-se capaz de a dar gratuitamente aos outros, aos que dela necessitam, aos seus Amigos, mas não só nem especialmente. Temos que ser testemunhos do Evangelho, do Amor do Pai por nós, da sua condescendência, da Sua presença, do Seu perdão.
Muitos, sobretudo jovens, mas não só, têm o entusiasmo pelas terras em que o conhecimento de Jesus Cristo não chegou. É a "missão ad gentes". Mas muitos no seu trabalho, no seu prédio, na sua escola, na sua família, dão também testemunho da Verdade, da Lealdade, da Fraternidade. São os missionários "ad intra", aqueles que ensinam sobretudo com o seu exemplo.


Todos nós, baptizados, somos chamados a testemunhar com as nossas vidas  a realidade de sermos filhos de Deus, escolhidos por Jesus Cristo, herdeiros do Evangelho.
Acreditemos que onde houver um cristão aí estará um missionário que leva consigo a Boa Nova do Reino de Deus.
É Ele que nos chamou, conta connosco. Não O podemos desiludir.

 Ir. Maria Teresa Carvalho Ribeiro,O.P.


1 comentário:

  1. Olá Madre Teresa, sou Sónia Graça e fui sua aluna na sua disciplina de Biologia e que terminei o 11º ano em 1988. Aliás já nos encontrámos no Hospital de São Francisco Xavier,onde sou enfermeira, lembra-se? Não sabia que a Madre tinha um blog e folgo muito em sabê-lo. Ao ler o seu texto sobre " Missionar é..." acabo por me identificar com o que a madre diz, pois o meu dia-a-dia é justamente dar conforto, aliviar o sofrimento, dar a mão, e acompanhar a pessoa nos últimos momentos da sua vida e dando-lhe esperança na fase final, para que possa partir sem dor, angústia ou sofrimento, mas sim em paz e com serenidade. Um grande beijinho para si, Sónia Graça

    ResponderEliminar