quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Regresso ao trabalho

As férias estão a acabar!
Dizem-no os filhos e sentem-no os pais. Aqueles que tiveram oportunidade der as ter, claro!...
Eu tive, e por isso tenho que dar graças a Deus.
Mas com férias ou sem elas, a verdade é que o mês de Agosto está no fim e o Setembro já se faz anunciar. Até na diferença do tempo, no ambiente, na disposição das pessoas.
O sol parece mais fraco, menos luminoso; o céu está cinzento; a brisa, transformou-se num ventinho; as pessoas estão mais agitadas e há menos alegria no ar e entre aqueles que teimam em parecer divertir-se.
 
É o ciclo do tempo tal como o ciclo da vida. À Primavera segue-se o Verão; depois chega o Outono que já vai anunciando o Inverno. Cada estação com as suas caracterísricas e beleza própria. Numas há flores noutras frutos que nos alegram e satisfazem o sabor; umas trazem o sol e o calor, outras o frio e a chuva tão necessária aos campos; numas há alegria nas ruas noutras as folhas castanhas caídas no chão que parecem gemer quando as pisamos...
É assim o ciclo das estações!
 
Também a Vida se apresenta assim, dividida em etapas: a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice ( os seniors como agora se gosta de dizer... )
Momentos diferentes, cada um com os seus encantos, vicissitudes e alegrias. É preciso é viver cada um em plenitude sem tentar queimar etapas, sem querer parecer o que se não é.
Não quereríamos ver jovens a proceder como se fossem adultos e adultos que se comportam como se fossem crianças. Assim, não estão a viver nem a aproveitar a beleza e capacidades de cada idade.
Não podemos mudar o curso do tempo nem da vida mas devemos viver aproveitando os dons que cada etapa nos transmite.
Saudemos a criança que, de olhos e ouvidos bem abertos, aprende, mesmo sem querer, o que o mundo que a rodeia lhe oferece; demos vivas à adolescência que é tempo de assimilar valores, de criar princípios, que transmitirão às gerações que lhes sucedem; veneremos aqueles cuja experiência e sabedoria foi a escola em que todos deviam ter bebido o conhecimento e a ciência da Vida.
Alegremo-nos porque o Tempo passa , as estações mudam, os anos sucedem-se mas... Deus é imutável.
                                                   Ir.Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário