segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dúvidas e interrogações


Isto da Vida Religiosa ainda é uma situação que levanta muitas interrogações e dúvidas. Sobretudo para os jovens, apresenta-se-lhes como um modo de vida estranho e fora do contexto a que estão habituados.
Uma prova disso foi o que aconteceu comigo um dia destes. Ao passar por um corredor, uma jovem que se cruzou comigo, perguntou-me sem mais nem menos:
- O´Irmã! É muito difícil ser freira?
Sorri-lhe e respondi com outra pergunta: - Achas que as Irmãs têm ar de estar a fazer um grande sacrifício?
- Não ! Mas vêmo-las pouco e não sabemos nada sobre freiras... parece assim esquisito.
 - Sabes... ser freira é, antes de tudo, a resposta a uma escolha de Deus: " Não fostes vós que me escolhestes ; fui Eu que vos escolhi."  são palavras de Deus.
- Claro que nessa escolha há propostas, há exigências. E é necessário reflectir se se tem Fé suficiente  para com coragem e disponibilidade , deixar tudo o que nos rodeia e a que estamos habituados. Se queremos deixar a nossa família para entrar numa outra, que nos vai acolher e ajudar a atingir os objectivos que o Pai traçou para nós. E há uma missão a cumprir, um testemunho de vida e de amor a dar aos outros, a Verdade do Evangelho a transmitir aos que não a conhecem.
- Eu bem digo que é muito difícil...
- Não, não é difícil. O que é preciso é querer e crer. Sabes qual é a diferença?
- Sei o que é querer. Agora crer... não sei bem.
- Este crer é acreditar, ter Fé, estar certo de que Deus é Pai e está presente em tudo nas nossas vidas. 
Afinal para qualquer coisa que nós desejamos, é preciso acreditar que vale a pena e que, esforçando-nos, a vamos alcançar. Para ser freira também.
- Mas as freiras já não são novas!...
- Mas já fomos! Só que agora é preciso que os mais novos nos venham ajudar. O pior é que eles andam demasiado ocupados com a Internet, as bandas de música , etc....
Um sorriso e uma resposta rápida:
- Obrigada, Irmã. Vou pensar.
Será que vai mesmo?
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário