Cada ano, cada dia, marcam uma etapa da nossa vida, sempre diferente da anterior, sempre diferente da que nos espera.
Neste momento estamos em férias porque acabaram as aulas para a maioria dos alunos. Até o trânsito manifesta esta mudança de situação. Mas também as férias vão terminar e o trânsito voltar a aumentar de intensidade, porque começou um novo ano lectivo. Mas igual ao anterior? Não! Tudo igual mas tudo diferente.É assim o ciclo da vida feito de sucessões , de igualdades e de diferenças, de contratempos e previsões, de alegrias e tristezas.
Até o tempo muda. Ora Primavera, ora Verão, alternando com Outono e Inverno. Ante-ontem chovia; ontem o tempo estava nublado com uns raios tímidos de sol a afirmar que estamos no Verão; hoje faz sol. É a variabilidade do tempo mostrando as suas várias facetas, que nos agradam mais ou menos.
E nós também mudamos como o tempo. E as mudanças ora nos agradam ora nos aborrecem.
"Mudam-se os tempos mudam-se as vontades" diz o poeta. E as vontades mudam mesmo sem esperarmos ou contarmos.
E nem sempre é fácil ultrapassar vontades, mudanças, dificuldades e incertezas.
Mas quem disse que a vida era fácil? Quem se esqueceu de nos dar o testemunho de Jesus, no momento da Sua Paixão : "Pai, se é possível ,afasta de mim este cálice" ? Mas imediatamente depois, " que se faça a Tua vontade e não a minha".
Tem que ser esta a nossa atitude, vivendo intensamente a nossa humanidade, ultrapassando as nossas fragilidades, sem medo, seguindo em frente, mesmo no escuro e na incerteza.
Os tempos mudam mas a vida continua e o Pai espera-nos.
Olhar o dia-a-dia com optimismo e confiança.
Saborear a beleza das flores, a alegria das aves, a imensidão da natureza que nos convida a construir uma vida melhor e mais feliz.
"Nada acontece por acaso"
É um slogan que pode acompanhar as nossas vidas e nos dá a certeza da presença dum Deus que é criador e Pai.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário