sábado, 28 de junho de 2014

A curiosidade perturbadora da criança

Não há como as crianças para nos fazerem perguntas simples que se tornam embaraçosas.
Outro dia estava no pátio do recreio conversando com umas pessoas conhecidas, antigas alunas e família, quando uma pequenita aí do 1º ano se chega ao pé de mim e, entre denunciadora e curiosa, me diz:
- Os grandes estão a falar de amor . O que é isso?
Houve um momento de silêncio algo inquietante. Que responder a uma criança de 5 anos? Apeteceu-me dizer a frase de S. Paulo : O amor é Deus , mas seria demasiado transcendente. Então, falei do carinho dos pais para com ela, da estima que ela sentia pelos amigos, doutros "lugares comuns" sempre úteis quando não se sabe o que se há-de dizer.
Ela deve ter ficado satisfeita com a explicação porque se foi embora, a correr, continuar as brincadeiras.
Mas eu fiquei preocupada. Que responderia se fosse uma aluna mais velha a fazer a mesma pergunta? Muitas vezes elas não fazem perguntas destas porque julgam saber tudo a respeito dum assunto que, para elas, se identifica mais com paixão e sensualidade. Mas... e se me perguntassem?
Como a definição que vem no dicionário claro que não me satisfaz, nem a ninguém, procuro nos recônditos da memória algo do que aprendi no meu tempo de estudante de Filosofia.
Lembro-me dum professor que nos apresentou o conceito de amor como manifestação da alma, nas suas três vertentes: conjugal, materno-filial e de amizade. Tentei reler os apontamentos dessa época.Tudo verdade mas tudo muito árido e abstracto. Satisfazia por ventura uma adolescente?
Aliás, penso que mesmo para nós, nessa altura, era simplesmente matéria de exame...
É que o Amor é visto de maneira diferente para os adultos, os jovens e os amigos.
Para os mais velhos é geralmente encarado também como compreensão, entendimento, partilha. Para os jovens é sobretudo visto como afectividade, sexualidade, presença. E para os amigos, é confiança, disponibilidade, diálogo.
Mas se quisermos uma fórmula mágica que engloba tudo isto, temos que abrir a Bíblia e vamos descobrir muito simplesmente que, Deus é amor.
E foi por amor que nos deu o Seu filho que nos fez filhos de Deus.
E este amor, à imagem e semelhança de Jesus, é aceitação das dificuldades, é disponibilidade para tudo e para todos, é perdão, é dádiva.
Fácil tudo isto? Claro que não. Exige esforço, oração, fidelidade.
Mas Jesus ao chamar os discípulos não lhes prometeu uma vida fácil. Simplesmente lhes disse que "grande seria a sua recompensa" .
E essa é também a nossa se amarmos como Ele amou.
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário