domingo, 2 de dezembro de 2012

Advento... tempo de preparação e de espera


Teoricamente quatro semanas nos separam do Natal.Verdadeiramente são apenas três e um dia pois o dia 25 é uma terça-feira.
São quatro semanas de espera . Tal e qual como o povo judeu esperou a vinda do Messias, o Enviado de Deus.
Durante este tempo começa a agitação e a preocupação com as compras, os enfeites, o decoração da casa. as ementas para a ceia e o almoço de Natal. É normal querer tornar diferente este dia em que comemoramos a vinda de Deus feito Homem, para salvação dos Homens, em que festejamos Aquele que tornou diferente as nossas perspectivas de vida.
Também em Belém o dia foi diferente.
O Menino nasceu num estábulo "porque não havia lugar para Ele na hospedaria", dizem-nos os Evangelhos. As condições não são as melhores. No entanto, houve anjos cantando a Sua glória, pastores com presentes, a rodearem-no e a adorá-lo, e depois os Magos que vieram do Oriente para O venerarem, oferecendo-Lhe o que de melhor e mais significativo havia nas suas terras.
Mas para o dia ser realmente  diferente tem que ser preparado por uma caminhada de esforço, disponibilidade, partilha.
Tanto os pastores como os Magos experimentaram esta necessidade. Foram chamados e vieram...
Os pastores são acordados no meio da noite por cânticos de anjos que anunciam o Messias Salvador e a paz na terra aos Homens de boa vontade. Talvez não tenham entendido a mensagem até ao fim, mas levantam-se, pegam no que têm de melhor e vão... vão até Belém ao encontro duma criança recem-nascida que eles acreditam ser o Messias prometido. E esquecem o esforço, o sacrifío que tiveram de fazer...
Depois, chegam os Magos. Vêm de longe, guiados por uma estrela que lhes anunciou uma novidade: o nascimento do Rei dos Judeus. E eles deixam tudo, as suas terras, o seu trabalho e vêm, sem conhecer o caminho e sem saberem o que os espera. Desafiam Herodes e o poder de Roma mas seguem em frente. Apenas guiados pela inspiração e a confiança naquela estrela que os chamou.
Pastores e Magos tiveram um caminho a percorrer antes de encontrar Jesus. E fizeram-no! Mudaram a vida, confiaram, indiferentes a esforços, no desejo de corresponder ao convite.
Também a nós Jesus chama do presépio e espera que neste tempo do Advento deixemos a rotina e nos preparemos para ir ao Seu encontro, mudando a nossa vida, melhorando as nossas relações, aumentando a nossa disponibilidade, intensificando a nossa oração, multiplicando a nossa capacidade de partilha, fazendo crescer a nossa Fé.
O Natal é daqui a quatro semanas. E aí, qual o presente que preparámos para levar a Jesus?
                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário