terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Acontece...

Este mês de Dezembro é pródigo em acontecimentos. Para além das férias, do dia de Natal e dos dias de festa entre o Natal e o Ano Novo, tivemos já um feriado e vamos ter outro.
No 1º caso, dia 1 de Dezembro, invocámos a Restauração da Independência de Portugal. Muitos de nós festejamos o dia de folga (que este ano, por acaso, calhou ao sábado) mas não interiorizamos o que isso significou para os Portugueses, de libertação do jugo castelhano.Mas entenderam-no aquele punhado de Portugueses que entraram no Paço da Ribeira, mataram Miguel de Vasconcelos, fizeram fugir a Duquesa de Mântua e proclamaram Rei D. João, duque de Bragança.
Entendeu-o também este Rei que, seis anos mais tarde, anunciou em Vila Viçosa que Nossa Senhora da Conceição passava a ser reconhecida como Padroeira e Rainha de Portugal. A ela ofereceu a sua coroa que nunca mais foi usada por qualquer outro Monarca.
E é a Nossa Senhora, nossa Mãe e nossa Rainha, a Imaculada Conceição, que a Igreja consagra o feriado do dia 8 de Dezembro.
Nesta festa, celebramos a concepção de Maria, isenta de pecado original, uma preparação remota para a sua escolha como Mãe do Filho de Deus. Ela a quem Jesus, do alto da cruz, indicou como nossa mãe.
Vivamos este dia de paragem em clima de reflexão, de oração, de acção de graças, pelas Suas virtudes e os Seus dons.
E tenhamos bem presente que Maria, como Mãe, está ao lado do seu Filho, intercedendo por nós, como o fez um dia nas Bodas de Caná.
Confiemos nela e entreguemo-nos ao seu amor e aos seus cuidados.
                                   Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário