segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ler nos acontecimentos


A comunicação social é pródiga em espalhar notícias boas e más ( habitualmente mais más que boas...) É o seu trabalho, embora às vezes o faça de uma maneira demasiado ligeira e pouco documentada.
A semana passada, uma notícia aterradora e alarmante: nos Estados Unidos, um homem armado entrou numa escola e matou à volta de vinte pessoas, entre adultos e crianças.
Não foi a forma como a notícia foi dada que me chocou, mas a notícia em si mesma.
E várias perguntas se formulam  no meu espírito. O que leva uma pessoa, por mais desvairada que esteja, a praticar um tal atentado contra a vida humana? O que leva um cidadão a esquecer a sua condição de Homem, de criatura com direitos e deveres, e praticar semelhante acto de carnificina? Onde estão os Valores que toda a cidadania deve imprimir nos cidadãos, por mais primitivos e ignorantes que sejam?
Não tenho respostas... Mas acho que é motivo para reflectirmos.
Não é a 1ª vez que coisas destas acontecem, lá como cá. Não é a 1ª vez que temos conhecimento de alguém que atenta contra a própria vida ou a vida dos outros... E devemos perguntar-nos: qual é, para eles, a noção de Deus e da paternidade divina? Onde estão os Valores de Respeito, de Família, de Solidariedade, de Dever, de Bem, de Verdade e de Paz? Que papel teve a sociedade no crescimento e formação humana dos seus cidadãos? Como aprenderam eles a confrontar-se consigo e com os outros?
Mais perguntas para as quais não encontro respostas mas que me inquietam como educadora e membro desta sociedade.

Estamos quase no Natal, a grande festa que o mundo celebra, qualquer que seja a forma ou a intenção. E mais uma pergunta se me levanta: Qual é, para a maioria, o centro desta festa cuja realidade é Jesus Cristo, o Deus de Amor e da Fraternidade?
Como encaramos os Valores que este Deus, feito Homem, nos quis transmitir?
Neste mundo, em que os Valores sociais andam muito esquecidos (e não falamos em Valores cristãos...) que nós, os que acreditamos
que o Natal vale a pena, não percamos de vista o grande Valor do dom que Jesus nos fez.
                                       Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário