terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Recordações

Dia 8 de Dezembro. Dia da Imaculada Conceição.
Foi no sábado!
Fazia anos que eu tinha chegado ao Ramalhão para iniciar o meu postulantado. Só que este ano estava em Lisboa e fui à Missa à minha paróquia de eleição - a Basílica da Estrela.
Por coincidência, havia lá a cerimónia da 1ª oblação de duas jovens aspirantes ao Instituto secular das Cooperadoras da Família.
Que mundo de recordações me vieram à lembrança!...
Aquela manhã em que a minha mãe e a minha tia Lupita me levaram à carrinha da Parede com os olhos cheios de lágrimas; aquele abraço sentido e aquele adeus em que não quis pensar. Depois, a chegada ao Ramalhão, o envergar daquele fato negro e seis meses de aprendizagem de regras e normas tão diferentes da minha vida anterior.
Seis meses em que não falei com o meu pai e quase não tive notícias da minha mãe. Voltei a estar com eles no dia da Profissão.
Recordei actividades, trabalhos, compromissos, alegrias e tristezas. Relembrei estudos, acções fora, apostolado no Colégio...
Lembrei estas cinco décadas que começaram assim num dia como aquele, de sol mas de frio também.
Recordei tudo enquanto aquelas jovens faziam a sua consagração. E pedi para elas aquilo que sempre recebi: a graça de nunca me ter arrependido daquele passo que dei, alegremente, apesar do desconforto em que senti os meus pais, apesar dos contratempos e dores, apesar das dificuldades e incompreensões...
Tudo se torna mais fácil se acreditarmos no Amor do Pai.
E hoje, cinquenta anos depois, continuo a não estar arrependida. Não me perguntem porquê... Simplesmente porque o Pai me escolheu e me chamou com o seu olhar de Amor.
 

2 comentários:

  1. Parabéns, Adorei o que escreveu.
    Era bom que todos nós, pudéssemos dizer o mesmo passado 50 anos de uma vida...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Escrevi o que senti, lembrando estes cinquenta anos de vida religiosa, ao ouvir aquelas jovens cuja história desconheço mas para quem desejo as maiores felicidades e uma fidelidade cimentada no amor.

    ResponderEliminar