sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Festa e férias

Estamos no último dia de aulas deste período. Já tudo indica que as férias estão a chegar. Mas estas férias são anunciadoras de que uma grande festa nos aguarda: a festa do nascimento de Jesus.
É talvez altura de reflectir sobre este tempo e o modo como estamos a preparar esta vinda do Senhor , do Deus feito Menino.
Natal fala-se em toda a parte e festeja-se, duma maneira ou de outra, em qualquer lugar onde estejamos.
Para alguns, talvez seja simplesmente ocasião para uma festa; para outros, motivo para dar e receber presentes - afinal um testemunho de partilha... Para outros ainda, é ocasião de juntar familiares e amigos em torno de uma mesa bem cuidada, com tudo o que é alusivo ao tempo do Natal - outro testemunho de unidade, de reunião. Talvez seja ainda, ocasião de terminar com questões velhas, de oferecer e receber pedidos de perdão.
Há também para quem seja apenas motivo de agitação, de andar de loja em loja, fazendo compras... Talvez o desejo de esquecer problemas e angústias e conseguir uns momentos de paz e alegria.
Mas para nós, cristãos, o Natal pode ser tudo isso,tem talvez de ser tudo isso. Mas, não só, porque encerra em si uma razão maior para o vivermos: a certeza de que mais uma vez se torna presente a vinda de Jesus , o Filho de Deus. Ele que nos veio ensinar que a razão de viver é o Amor e que sem Amor não há paz, alegria ou fraternidade.
Natal é... um casal que vem de longe e uma criança que nasce num estábulo, longe de casa, da família, da sua terra, para obedecer ao decreto do imperador romano. Nasce despojado mas tem a adorá-lo os pobres e os grandes da terra; recebe presentes simples ou grandiosos; reune à Sua volta "todos os que sem verem acreditaram".
Natal é... um tempo em que cada um de nós "acolhe aquele que passa ao seu lado e o trata como irmão".
Natal é... quando, esquecidos de nós, vamos à procura dos outros para lhes darmos nem que seja o nosso sorriso. É quando partilhamos com todos e com cada um a Alegria que sentimos, o calor do nosso afecto.
Natal é... a altura em que Jesus espera por nós e, esquecidos de tudo, nos ajoelhamos a Seus pés e Lhe dizemos que queremos ser meninos como Ele e, como Ele, caminhar para o Pai, o Deus da Paz e do Amor.
Natal é... tempo de repetição e de novidade se tivermos sabido conservar o nosso coração de meninos, livre, puro, sem ambições.
Natal é... a alegria de saber que Jesus veio e está connosco para sempre!
                                                       Ir. M. teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário