terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As outras histórias da História


Li outro dia um capítulo dum livro que me impressionou pela realidade que apresentava e em que eu nunca pensara. Nem quando em jovem estudava História...
Dizia o autor que a História nos fascina com feitos valorosos, grandes vitórias, conquistas levadas a cabo. Mas por detrás desta Historia, há outras histórias que são a realidade da vida dos homens. E esta, foi bem diferente. São histórias de sofrimento e de dor, que os feitos gloriosos da História parecem querer apagar.
O sofrimento foi, ao longo de séculos, apanágio da humanidade que nem sequer acreditava na possibilidade duma mudança. Em alguns casos o sofrimento era mesmo apresentado, entre os cristãos, como consequência do pecado.
Ainda hoje a dor nem sempre é muito bem aceite e menos ainda vivida pelas pessoas, mesmo por aquelas que se dizem crentes.
É que o lugar da Esperança fica ofuscado pelo desânimo, pela inquietação, pelo sofrimento.
Nem sempre é fácil olharmos para Jesus e associarmos as nossas pequenas ou grandes dores à Sua oferta por nós, com a certeza de que Ele não nos abandona; de que Ele está presente.
Pela Fé temos a certeza de que "Deus não nos pede nada para além das nossas forças " e nunca exige uma dor superior àquela que o nosso coração suporta.
Mas o sofrimento não pode ser um fim em si mesmo. É sim, um meio, meio de purificação, de nos aproximarmos do Jesus morto na cruz. E temos que aprender a sofrer, aceitando o sofrimento e oferecendo-o como meio para um bem maior.
Muitas vezes a aridez que acompanha a nossa oração é uma forma de sofrimento que nos ensina que é no silêncio e no abandono que encontramos a Alegria da Esperança. Aprendamos a acolher esse tempo de espera, sem desanimar.
                                     Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
                                            
                                        

Sem comentários:

Enviar um comentário