quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Preparando o Natal

Aqui há duas, três semanas, fui a um Centro Comercial e fiquei admirada. Faltavam quase dois meses para o Natal e já tudo estava enfeitado: luzes, bolas, laços, a sempre decorativa árvore de Natal...
Apenas duas coisas eu não vi : o Presépio, o que achei natural... ainda estávamos tão longe!... E a coroa do Advento. Também era cedo, pois nem a festa de Cristo Rei tinha sido... No entanto, se já havia tantos enfeites, tantas decorações a lembrar o Natal, porque não a coroa do Advento que recorda os 4 domingos, as 4 semanas em que nos preparamos para festejar a chegada de Jesus? 
Há que fazer esta caminhada de preparação, em termos de disponibilidade, de aperfeiçoamento, de abertura do coração e porque não? de despojamento e de partilha.
Costumo dizer aos alunos que eles, quando se aproxima o Natal, pensam em duas coisas: na festa e nos presentes. Jesus, no Seu dia, também espera duas coisas: A participação na Missa, que é a Sua grande festa de Amor, e a nossa conversão, como correspondência a esse Amor e que é o maior presente que Lhe podemos oferecer.
Ele não precisa de carros, bonecas, telemóveis topo de gama, consolas... Aquilo de que Jesus necessita é do nosso coração aberto à Palavra que nos deixou, o seu testemunho de Amor.
Disse o poeta e nós devemos acreditar e tentar viver :" Natal é quando o Homem quiser, quando encontrar outro Homem e o tratar como irmão".
É essa a fraternidade que Jesus espera e o Natal preconiza. Não são as grandes festas nem os presentes caros. É o abraço que se dá ao amigo que sofre, o sorriso que se dirige ao idoso que passa ao nosso lado, o perdão que se oferece ao ofendido.
Esqueçamos o Natal de exibição e vivamos, com Jesus, o Natal de interioridade, de oração, de disponibilidade, de Amor.
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário