segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Velhas e novas tecnologias

Vieram instalar o Skype no computador e isso mostrou-me uma nova facilidade de comunicação. Na verdade, como a vida muda através dos tempos!...
Fiquei a pensar em tempos passados e a olhar para trás.
Quando eu era pequena, o rádio era o nosso aparelho de eleição. Elemento de cultura e distração, existia em todas as casas.
Com melhores ou menos bons programas, boa música, habitualmente, transmissões desportivas e folhetins radiofónicos, a rádio preenchia os dias e as noites de muitos portugueses até aos anos 50.
Depois, apareceu a TV e foi o deslumbramento. Primeiro a preto e branco, depois a cores; de início, apenas umas horas por dia, a seguir durante todo o dia.
Que maravilha! Eram notícias, reportagens, jogos de futebol. Tudo "ao vivo e a cores"...
A sua introdução não foi pacífica e houve mesmo contestação e quem a achasse indesejável e até perniciosa.
Hoje, parece ser um dos elementos imprescindíveis como meio de informação e lazer.
Aceitam-na os idosos para seu entretenimento; usam-na os adultos para informação, desporto e distração e utilizam-na os pais como baby-sitter dos seus filhos pequenos.
" Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... "
É um meio simples de apreensão, como tudo o que entra pelos olhos, e um processo fácil de aquisição de conhecimentos ( bons e maus, verdadeiros ou falsos).
Aliás houve um tempo em que o audio-visual era indispensável como sinal de progresso , de actualização, dum conhecimento evoluído: do acetato ao vídeo; dos slides ao power point...
A pouco e pouco estas coisas foram dando lugar ao Computador e, à internet. Passou ele a ser um elemento de pesquisa, de preparação de trabalhos,de audição de música, de experimentação de jogos, de meio de conversa e troca de impressões.
A internet, com todas as suas vantagens ( e alguns perigos quando utilizada por jovens sem orientação  e cuidado)  é um meio que já ninguém considerado "culto" pode ignorar. E do Moodle, nem se fala... Ferramenta com mil possibilidades para professores e alunos.
Aproveitemos as novas tecnologias postas à nossa disposição e utilizemo-las para crescermos, nós e os outros , em sabedoria e disponibilidade.
                                                     Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 

1 comentário:

  1. Sem dúvida, mas sempre com muita orientação, pois para os jovens são perigos, que por vezes podem passar despercebidos até aos Pais quando também não têm esse conhecimento.
    Lembremos o caso mais recente no Canadá da jovem que se suicidou...

    ResponderEliminar