sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mártires de ontem e de hoje

Ontem foi celebrada a festa de Santa Cecília, virgem e mártir.
Cecília era uma jovem do 1º século do cristianismo. Uma das muitas mártires que durante quase três séculos foram sacrificadas. Não por ser culta, bonita ou duma família considerada. Não! Apenas... porque tinham escolhido seguir Jesus Cristo.
Foi uma crueldade, mas igual a tantas outras que se têm vindo a cometer ao longo dos tempos.
Volto a lembrar a Polónia e os seus campos de extermínio - Auschwitz.
Recordo a Hungria e a invasão soviética.
Tenho presente a guerra e os males que ela espalhou pela Europa.
Relembro todos os horrores que vi e que ouvi.
Coisas do passado dir-se-ia...
Mas, falo aqui dum caso recente. O de uma mulher paquistanesa, cristã - Asia Bibi - condenada a ser enforcada porque durante o trabalho, a uma temperatura de 45ºC, bebeu água dum poço e foi acusada pelas companheiras, muçulmanas, de ter conspurcado a água. E isto, apenas por ser cristã.
Estamos no sec. XXI , numa era extraordinariamente evoluída em que as descobertas da ciência se sucedem, em que se procura ultrapassar os limites, em que se proclamam os "Direitos do Homem", em que se defende a liberdade de expressão... E a atitude dos Homens continua a ser a mesma; o ódio, a indiferença, a crueldade, o martírio, continuam a grassar no mundo e a sacrificar vidas inocentes.
Onde está o respeito pelos outros e pelas suas convicções? Onde ficou a consideração pela dignidade do Homem e pela vida humana? Como se vê Deus em tudo isto?
Não foi só nos primeiros séculos do cristianismo que seguir Jesus era um risco. Continua a ser um risco em muitos países e em muitos lugares.
Tenhamos coragem de denunciar as injustiças e de manter viva a nossa Fé.
                                     Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário