domingo, 25 de novembro de 2012

fim de semana especial

Quando se chega a 6ª feira começam os planos para o fim de semana:
. Uns querem descansar, recuperar do trabalho dos 5 dias que passaram. Enfim, sábado!...
. Outros preparam-se para uma diversão acrescida, só possível quando, finalmente, chega o fim  de semana. Que bom!...
. Infelizmente há outros que têm que continuar a sua rotina diária ou procurar uma ocupação acrescida.
Para aqueles que podem descansar ou divertir-se , o fim de semana é uma interrupção ansiosamente esperada. Só que o fim de semana contempla necessáriamente o domingo e ele é, ou deve ser, um dia particular. Pelo menos, para os cristãos...
É um dia em que devia estar presente, em 1º lugar, o Senhor que nos convida ao encontro com Ele.
E olhai! O domingo de hoje é especial: É a Festa de Cristo Rei.
 Esta designação surge no confronto de Jesus com Pilatos. À pergunta deste: " Tu és Rei?" Jesus responde: " Sim, sou Rei. Para isto nasci e vim ao mundo a fim de dar testemunho da Verdade".E Pilatos interroga e interroga-se " O que é a Verdade?" Mas Jesus não satisfaz a sua curiosidade...Também nós podemos fazer esta pergunta: O que é para nós a Verdade?
Mas nós, não precisamos que alguem nos responda. Já temos a resposta a esta pergunta. E é na Verdade e com a Verdade que devemos viver; e é a Verdade que temos que testemunhar.
A verdade, neste dia de Cristo Rei. E foi o próprio Pilatos que fez anunciar este reinado de Cristo, quando mandou pôr na cruz a causa da morte: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus". Só que ele pensava num reino terreno, falível e limitado. E Jesus é Rei de todos os Homens, Senhor de cada um de nós que O segue, O vive, O testemunha. E o Seu Reino, não é deste mundo. Foi Ele mesmo que o disse... Mas é a esse Reino eterno que todos nós pertencemos e para o qual devemos viver. Tenhamo-lo bem presente neste dia de festa.
                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P. 
 
 
 
 
   

Sem comentários:

Enviar um comentário