sábado, 4 de janeiro de 2014

Perdão sem castigo

"Se os filhos de David abandonarem a minha lei e não caminharem segundo os meus preceitos... punirei os seus delitos... mas não lhes retirarei o meu favor nem faltarei à minha fidelidade"
Isto são palavras dum salmo do Antigo Testamento mas  que encontramos formuladas, embora de outro modo, no Novo Testamento.
Não foi mesmo Jesus que disse, a várias pessoas: "os teus pecados são-te perdoados!" ?
Não foi Ele que contou a parábola do Filho Pródigo,em que o pai vai ao encontro do filho, ingrato e pecador? 
Nestes, como noutros casos do Novo Testamento, não se apresenta o pressuposto do castigo. O mal, o arrependimento,a Fé são suficientes. 
Simplesmente, Deus, no Antigo Testamento, é encarado mais como o Senhor poderoso e justiceiro do que como o Pai bondoso e condescendente. Por isso, é natural que também seja apresentada a sanção  como consequência do erro.
Mas porque Jesus nos quer mostrar o Pai como a Bondade, o que prevalece é o Amor e o Perdão.
E esta, é uma certeza que acalenta os nossos corações: podemos errar, desviar por caminhos tortuosos, escolher opções incorrectas... Deus não se desvia e  continua à nossa espera, porque Ele é fiel no seu Amor.
E neste momento, ainda tempo do Natal, em que continuamos lembrando Jesus que veio para estar entre nós, não nos devemos inquietar com erros ou desvios. Apresentemo-nos simplesmente, diante do presépio e fiquemos com a certeza de que a paz de Deus estará em nós e nos guiará. 
Assim, a alegria será constante nas nossas vidas e haverá sorrisos nos nossos olhos.
                   Ir. Maria Teresa de Carvalho ribeiro, O.P. 


Sem comentários:

Enviar um comentário