segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os Padroeiros

Entre nós é costume, no início de cada ano, tirarmos à sorte, os Padroeiros, aqueles santos que nos vão acompanhar nos 365 dias que o ano comporta.
Há sempre animação, um pouco de festa, uns bolos e uns sumos no fim.
Este ano foi ontem, dia de Reis, a ocasião escolhida para o cerimonial do costume, com a surpresa inerente ao facto de ser ao acaso que saem os santos e as virtudes a praticar que sempre acompanham estas situações.
Para mim, foi uma surpresa muito agradável. Saiu-me S. José e Santa Teresa de Ávila.
S. José, o patrono do Colégio, o homem do silêncio, aquele que foi escolhido por Deus para acompanhar e proteger o Seu filho Jesus e a mãe Maria.
S. José, que aceitou um papel secundário na história da salvação mas que nos dá o seu testemunho de fidelidade, de generosidade, de abandono à vontade do Pai.
S. José, o homem de quem os Evangelhos quase não falam mas que encaminhou os passos de Maria até Belém, para cumprimento das Escrituras.
S. José, que vai ser o meu modelo de descrição e entrega aos planos do Pai .

E,como mulher, Santa Teresa de Avila, a santa do meu nome, a mulher de entusiasmos, de força, de persistência.
Santa Teresa que, ao conhecer a vontade do "Jesus de Teresa" nunca mais foi a mesma e teve a coragem e o dinamismo para reformar o Carmelo, fundar conventos, estabelecer regras, modificar normas.
A mulher que em toda a parte e sempre deu o seu testemunho de fidelidade e doação, que não se deixou abalar pelas dificuldades, que encontrou na oração a sua força e a sua luz.

Dois grandes santos que tenho como protectores este ano!...
Que eu saiba olhá-los e segui-los neste ano de 2014... Sem medos, sem desânimos, sem pessimismo ou melancolia.
O mesmo que desejo para cada um dos meus amigos.
" ... Quem nos pode separar do Amor de Cristo?... Seremos vencedores n´Aquele que nos amou"
                              Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário