quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Nos 50 anos do Ramalhão

Ao folhear , com algum desinteresse, um livro antigo em que não mexia há muito tempo, saltou para o chão uma estampa . Imediatamente se alertou o meu interesse. É que essa estampa tem 20 anos ou, mais precisamente, fez 21 em Maio. É que foi em 1992, numa Missa nos Jerónimos que ela foi distribuída pelos presentes.
A estampa foi uma surpresa da Ir. Inês para festejar os meus 25 anos de directora do Ramalhão. Colaborou a nossa professora de Artes - a Teresa Matos - que fez o desenho. E ele tem tudo a ver connosco: o preto e branco bem Dominicano, a abóbada que centra a personagem  e simultaneamente a projecta na cruz e em Jesus crucificado. 
As estampas foram distribuídas no início da Missa, que comemorava os 50 anos do Colégio do Ramalhão e, ao mesmo tempo os 25 da directora.
Foi extraordinário! Os Jerónimos encheram-se : alunas, ex-alunas, professores, funcionários, pais, amigos e conhecidos. Todos quiseram estar presentes.
Foi celebrante o P. Victor Feytor Pinto e com ele concelebraram, o provincial dos Dominicanos, o sr. P. Domingos e o prior das Jerónimos.
O coro do Colégio abrilhantou a celebração e o Padre Victor foi brilhante, como sempre, na sua alocução.
No fim da Missa, a cada um dos que saía, era oferecido um pãozinho dos que se faziam na altura no Ramalhão. Dois grandes cestos esperavam os participantes que não se fizeram rogados em lembrar tempos presentes e passados.
Eu, depois de recordar tudo isto e muito mais, voltei a guardar a estampa, memória de outros tempos e de outras pessoas, nas agora num lugar em que a tenha mais acessível, bem como às outras que sobraram e que encontrei depois.
Recordações que não passam porque marcaram as vidas de muita gente.
                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário