terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Os Homens não se medem aos palmos"

David era um jovem quase adolescente, quando Samuel o mandou apresentar-se. Estava guardando os rebanhos de seu pai. Ninguém o tinha preparado para a unção que ia receber e que faria dele Rei do povo de Israel.
O pai não pensava que ele pudesse ser o preferido de Deus; Samuel não sabia qual dos filhos de Isaí ia ser o escolhido, qual o que ele tinha que ungir; o jovem talvez nem se apercebesse das consequências que podiam advir de tal unção.
Deus não escolheu nenhum dos irmãos mais velhos, mais experientes, certamente com mais capacidades para se aperceberem do que era melhor para o povo, do que era esperado deles.
Deus pôs o Seu olhar sobre David e encarregou-o duma missão. Porquê David, podemos perguntar... Não temos resposta, mas podemos reflectir.
Talvez porque era o mais simples, o mais transparente, o que se apresentou aberto para acolher o apelo de Deus. Talvez porque sendo jovem, inexperiente, não marcado ainda pela vida, estava em melhores condições para ouvir o Senhor e dizer o seu Sim, seguir asSuas inspirações, corresponder aos Seus pedidos.
Façamo-nos nós simples como David. Qualquer que seja a nossa idade, procuremos a nossa alma de criança sabendo que "delas é o reino dos céus" . Abramo-nos sem falsas intenções, sem floreados ou complicações, à vontade do Pai.
                           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário