sábado, 21 de dezembro de 2013

O Natal tempo de frio?

Estamos em vésperas de Natal. Está um frio bastante intenso, pois a temperatura desceu de repente. Mas, é natural que esteja frio. Estamos em fins de Dezembro e o Inverno começa oficialmente no dia de hoje. Aliás, Natal é sinónimo de tempo assim áspero,rígido, com frio. Um ano passei o Natal no Brasil e achei estranho aquele calor, aquelas idas à praia, as Missas com as pessoas todas a abanarem-se. Natal em Portugal é sinónimo de aquecimentos, casacos, mãos que se esfregam. Ai que frio! Mas não é isso que faz diferente o Natal. E também não foi isso que fez diferente o dia de hoje. É que está um tempo húmido, nubloso, sem sol, uma ameaça de chuva que ainda não chegou, umas nuvens escuras que encobrem o sol.
Sol!... ainda ontem o tivemos lindo, acompanhando a viagem que fiz, com outras Irmãs, para estarmos presentes na tomada de posse de um Amigo.
Mas, realmente, considero que foi uma Graça. Até o frio era menos intenso... O Pai sabia que o tempo tinha que acompanhar e ajudar situações como aquela. Tudo tinha que traduzir Alegria, Esperança, Felicidade. E fez-nos a vontade!
Aliás Ele faz-nos sempre a vontade, desde que a nossa esteja de acordo com a Sua...
Mas hoje o tempo fez-nos a partida e mostra-nos a sua faceta mais triste: um dia que convida à melancolia , à tristeza.
Mas não é por estes acidentes que os portugueses são considerados um povo triste, que até canta o Fado...
Em boa verdade, o nosso país é um país de sol .Três quartas partes do ano o "astro rei" mostra a sua versão mais acabada dum dia de bom tempo.
E mesmo se chover, mesmo que o dia amanheça triste e nubloso, isso não pode afectar a nossa disposição e as nossas almas. Sobretudo agora em que nos preparamos para acolher o Deus que se fez Homem.
Ele e apenas Ele é importante e Ele chega para encher de alegria as nossas almas .
Cantemos jubilosos os hinos do Natal.
 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário