terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Interrogações

Hoje, quando saía da missa na Basílica da Estrela, uma criança pedia à porta. Não foi isso que me impressionou mas sim o diálogo que ouvi. Uma senhora aproximou-se dela e deu-lhe qualquer coisa dizendo que era para o Natal. E a criança, com os olhos muito abertos, perguntou: E o que é o Natal?

Não sei qual foi a resposta da senhora porque me vim embora a pensar que tinha feito essa mesma pergunta aos meus alunos do Catecismo e que eles me tinham falado em festa, em ceia, em presentes, em família, em alegria... apenas um me disse que era a vinda de Jesus. E os outros , contestatários reclamando : Isso também nós sabíamos... E ele, muito senhor de si : Sabiam mas não disseram!...
E é assim, realmente, que vivemos o Natal. Todos sabemos que o Natal é a comemoração da presença de Jesus entre nós, mas em primeiro lugar, lembramos a festa que é preciso preparar, os presentes que é  necessário comprar, a ceia que tem que ser organizada, a família que temos que convidar...
Tudo coisas importantes, que fazem parte do Natal, mas que não são o seu centro nem a sua razão.
Todos, mais ou menos,  com carinho, fazemos o presépio, maior ou menor, mais ou menos tradicional mas sempre com Maria, José, os pastores que foram os primeiros a receber a notícia, os anjos que a deram e... o Menino Jesus, evidentemente. Quem se esqueceria de o colocar?
Quando vou visitar o presépio de Machado Castro, na Basílica da Estrela, encantam-me as mil cenas ali representadas. Acredito que não estavam presentes em torno da gruta de Belém, que foi imaginação e arte do autor.
Mas, no fundo, representam o mundo de todos nós, presentes junto ao Menino de Belém. Precisamos de ter presente que o Natal é isto: um menino Deus que veio à terra há 2000 anos, por amor dos homens e continua presente porque continua a amar-nos.
Que neste Natal haja um momento para lhe dizermos que queremos estar com ele, com a nossa presença e o nosso amor e corresponder ao seu apelo de quem conta connosco.
                                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário