terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Contrastes


Começou o Advento e iniciaram-se, portanto, os preparativos para o Natal, a festa em que todo o mundo participa.
Há mais movimento na rua e, apesar da tão falada crise, continuam a enfeitar-se montras e casas. Ninguém quer chegar igual ao dia de Natal.
Ainda bem! Importante é que não seja só no exterior e naquilo que é secundário. Em todo caso, as pessoas parecem mais felizes embora encolhidas por causa do frio.
Mas em contraste com esta alegria, seja ela interior ou apenas aparente, os noticiários todos os dias nos dão notícia de catástrofes e acidentes: são as inundações na Madeira, é o avião moçambicano que se despenha na Namíbia, é o helicóptero que cai em Glasgow, é o comboio que descarrila nos E.U.A. E são as revoltas na Ucrânia e na Tailândia. Isto para não falar em tudo o resto que já é demasiado conhecido.
Tudo acontecimentos chocantes e preocupantes. Até parece que temos que parar para reflectir sobre as razões de tudo isto : imprevidência dos homens, actividades prejudiciais , falta de cuidado, ambição desmedida? Tudo isso ou nada disso...
Acontecimentos que não podem interferir na nossa preparação e vivência do Natal. É que Natal não é apenas nem sobretudo festa de família, jantar, presentes, enfeites, alegria...
Natal não é um acontecimento maior ou menor que todos os outros. O Natal é a comemoração do presente que Deus fez ao Homem. O presente do Seu amor feito Menino. É nisso que temos que pensar. Um presente que Deus nos deu há dois mil anos e continua a dar porque Jesus continua entre nós e o Amor de Deus não falha nem nos falta.
Tudo o resto, mesmo os presentes que damos com carinho, que recebemos com gratidão, são um reconhecimento deste Amor de Deus para connosco.
Procuremos preparar o nosso Natal não apenas nas coisas exteriores mas sobretudo mudando o nosso coração, abrindo-nos aos que nos rodeiam, vendo com olhos novos os que precisam e confiam em nós.
" Natal é sempre que um homem encontra outro homem e o trata como irmão" .
                           Mas agora é Jesus que vem e se nos dá numa fraternidade divina.
                           Preparemos e vivamos verdadeiramente este Natal.
                                                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário