segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Comentário à oitava do Natal


Ao pensarmos nesta oitava do Natal, numa primeira e rápida interpretação, parece-nos estranho que logo a seguir à alegria da Festa do Natal, uma festa que nos enche o coração, venham as celebrações dos mártires, que nos parecem, à partida, situações de tristeza.
Contradição? Não!... Jesus Cristo, o menino cujo nascimento festejamos, veio ao mundo para dar a vida por nós. 
Os mártires, homens de Fé, corajosos, seguidores do Amor de Deus, dão a sua vida por Ele, pela Verdade em que acreditam.
Talvez tivéssemos que abrir uma excepção para os santos Inocentes que morreram antes de poderem afirmar a sua Fé e as suas convicções.
Mas esses, tiveram o dom de "nascer no lugar errado, no tempo errado" diriam alguns sem pensar mais. Mas não! Eles morrerem no lugar de Jesus, eles deram a sua vida por causa da maldade de Herodes que julgou assim livrar-se dum "pretenso" concorrente ao lugar - o Rei dos Judeus.
Têm razão de ser,estas festas de Mártires, convictos ou inocentes. Elas chamam a nossa atenção para o lugar que Jesus deve ter no nosso coração , para o sentido autêntico do Natal , festa de um Deus feito Homem  que veio à terra para fazer dos homens filhos de Deus.
Os Santos Inocentes, que ainda não o sabem, vão dar testemunho d`Aquele por quem morrem -Cristo - que os liberta e que eles anunciam mesmo sem palavras, por quem dão a vida mesmo sem o terem escolhido.
Nós que conhecemos Jesus, que O amamos, que O queremos testemunhar, vivamos plenamente este tempo em que tudo é um apelo e um convite a Ser-se plenamente.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P. 

Sem comentários:

Enviar um comentário