domingo, 22 de dezembro de 2013

Certezas ? Ou opiniões?

Estamos em vésperas de Natal e o tempo faz apelo à nossa interioridade mas também à nossa alegria.
" Alegremo-nos porque o senhor está perto!"
Mas nem sempre as coisas são assim tão fáceis. A semana passada estive em Lisboa e, como de costume, fui à Missa à minha Igreja, a Basílica da Estrela. O celebrante não era o habitual. Antes, um sacerdote idoso, um pouco monótono, sem entusiasmo. A assistência, inferior ao habitual: uma dúzia de senhoras, idosas também e dois homens.
Ao fundo da Igreja e eu só a vi na altura da comunhão, uma jovem com um bebé pela mão.
No fim da Missa, vim-me ajoelhar cá atrás e fiquei próximo dela, que rezava com um ar triste. O bebé é que se meteu comigo, puxando-me pela capa e dizendo-me adeus. A jovem não dava por isso, tão concentrada estava na sua oração. Mas, quando se preparava para sair, reparou no meu sorriso para o bebé e, aproximando-se, pediu-me: Irmã! Reze por mim...
Não tive tempo para dizer nada mas logo ali lembrei aquela jovem ao Senhor. Mais uma a quem a vida não estava, certamente, a correr bem, mas que acreditava no poder da oração duma religiosa. Quem me dera!...
E novamente me veio a convicção de que o meu hábito branco tem sido uma razão de crédito para muita gente, como o foi para aquela jovem.
Realmente nós, em Portugal, não temos muito a tradição do uso do Hábito na rua, sobretudo os frades. Influência da Implantação da República em que era proibido o uso do Hábito fora de casa, pressão depois do 25 de Abril e a conotação com fascismo... muitas coisas contribuíram para a opção pela veste civil.
Mas o facto é que o Hábito é um testemunho e leva as pessoas ao vê-lo a confiarem em nós e pensarem que somos diferentes. E somos... apesar de sabermos que "o hábito não faz o monge" e que pertencemos, também, ao grupo de pecadores.
Mas, fomos chamados a uma vida diferente e respondemos a esse apelo mesmo não sendo perfeitas. Deus, que nos escolheu, vai moldando o nosso coração e ajuda-nos a aproximarmo-nos do Seu ideal.
                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário