quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Festa de Natal


Está-se a preparar a festa do Natal no nosso Colégio. Não é novidade nenhuma,  pois todos os anos havia festa de Natal. A novidade está  em haver um bazar e a festa se realizar no dia de Nossa Senhora da Conceição
Antigamente, a festa era no fim do trimestre e incluía alunas de todos os anos. Só recentemente ficou restringida aos mais pequeninos e passou a ser na 6ª feira anterior ao fim das aulas .Os outros anos ficaram com o Carnaval e o fim do ano para as suas apresentações.
A festa do Natal era sempre uma festa solidária. Claro que não se pagavam bilhetes  nem entradas mas no fim da representação havia um lanche, trazido pelos pais e vendido a toda a gente. O lucro revertia sempre para uma instituição necessitada: as missões em África, em Timor ou na Albânia ou ainda para instituições daqui de Portugal onde também existem muitas carências.
A festa, além de ter esta vertente solidária era também um momento de partilha de interesses, de aprendizagem do trabalho em conjunto, de camaradagem e de colaboração.
Toda a gente, professores, funcionários, Irmãs, alunos, pais, estavam prontos para ajudar, dar ideias, aprontar cenários e vestimentas.
A grande mentora era a Ir. Conceição que abria o roupeiro  e, se necessário, ficava noites inteiras fazendo, desfazendo,melhorando, adaptando fatos para todos os personagens. Uns era preciso encurtar, outros apertar, outros ainda embelezar ou improvisar. Que a imaginação da Irmã não tem limites e a habilidade também não.
Eram cheios os dias que antecediam a festa e todos necessitavam qualquer coisa: Irmã! é preciso uma estrela, um fato de carneiro, um bordão para o pastor, uma túnica para o anjo, a coroa de Nossa Senhora, a cama do Menino Jesus...
A tudo a Irmã acedia e a todos satisfazia.

No fim, depois da agitação e do desassossego, todos levavam para casa a mensagem de Amor e de Paz que o presépio representa e todos enchiam o coração com o Amor que é dádiva dum Deus feito menino.
Cada Natal deve trazer-nos a certeza de que o Menino de há 2000 anos continua presente e quer encontrar-se connosco.
 Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.






Sem comentários:

Enviar um comentário