quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

As luzes e a Luz

Estamos quase em vésperas de Natal mas em muitas igrejas e capelas ainda não se vê o tradicional presépio. Em contrapartida, encontramos, em todas elas aquela coroa do Advento, com as suas velas acesas. Ainda só três, porque não chegámos ainda ao 4º domingo. São três mas são um sinal e um apelo. Um apelo que se deve ir tornando cada vez mais intenso à medida que nos aproximamos do Natal, um apelo para uma preparação mais efectiva para a festa que vamos celebrar no dia 25
Cada domingo, mais uma vela que se acende; mais uma luz que fica tremeluzindo como a chamar a nossa atenção.
Interessante este simbolismo da luz que se repete na Páscoa com o acender do círio pascal, círio esse que permanece aceso durante todo o tempo pascal, como presença de Cristo entre nos. No Natal, talvez diferente, mas a mesma luz como um sinal de esperança e uma certeza. Esperança que vai aumentando à medida que cada vela se vai acendendo. Certeza, porque no dia 25 a luz é total com a presença do Menino Jesus. 
Já não sei quem foi que definiu o Natal como a Alegria que está viva no nosso coração e brota dele para o exterior. É o Jesus que existe , presente em nós e se manifesta nesta noite abençoada.
E será assim se tivermos vivido estas semanas em Jesus e por Jesus. 
A propósito,hoje, fez-me impressão um comentário que ouvi na rádio, referindo que tudo se prepara para uma festa em que não se conta com o convidado principal. 
E impressionou-me porque me lembrei da conversa com os meus alunos e as suas definições de Natal sem Jesus.
Façamos uma grande festa, manifestemos a nossa alegria mas não esqueçamos o nosso presente para o Menino, a nossa presença, a nossa fidelidade.
                                          Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

3 comentários:

  1. Querida Madre. Adopto com profundidade as suas palavras, ou direi Palavra. Que bons ensinamentos recebi na vossa casa durante a minha puberdade,adolescencia. Tem sido determinante na minha vida. Comunga desse espirito natalício em que no lugar do espirito do consumo se deve substituir com o verdadeiro espirito de Natal, o Natal, de renascimento na Luz de Cristo renascido todos os anos para nos. O que deveria ser o reforço dessa comunhão, foi decapitado pé.o esforço egocêntrico da mundanidade.
    Se e bem verdade que o mundo se gere e necessita da economia, não será menos verdade que se estivermos na Luz divina provavelmente tudo se tornara profundamente mais justo e equitativo.
    Obrigada Madre Teresa e Colégio do Ramalhão , pela vossa ajuda na minha caminhada preparadora para a casa do Pai.
    Serei eternamente grata.
    Um grande beijo, votos de uma época feliz e sem duvida será muito iluminada.
    A Ex aluna Lina Maria V. Barbosa Vicente agora Lina Belo ds Santos por casamento ha 28 anos e recentemente autora de um romance publicado sob o nome de Lina Belo, cujo titulo e "O poder da terra." ,
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Lina, pelas suas palavras. É para vós que escrevo, para lembrar tempos idos, cimentar recordações e continuar a apresentar aqueles princípios que sempre defendi. Um grande abraço e um Santo e autêntico Natal

    ResponderEliminar