quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ramalhão em festa

Foi em 1996 que, num encontro informal dum grupo de professores, a nossa professora de Inglês - Maria Luiza Sabbo - deu a ideia de termos um jornal : uma folha muito simples, com um artigo formativo, algumas fotografias da vida do Colégio, notícias informativas e pouco mais.
A ideia vingou e surgiu o primeiro jornal.
Com mais ou menos frequência, maior ou menor desenvolvimento, lá foram sendo editados e distribuídos pelos alunos, que os vão levando para casa.
Os pais mais interessados vão dando uma vista de olhos e ficam a saber algumas das coisas que lhes queremos transmitir.
Ao longo dos anos, o jornal mudou de "fachada", aumentaram as informações, melhoraram as fotografias, integraram-se artigos dos alunos,  mas as edições prosseguiram com o mesmo despretensiosismo com que fora criado.
E estamos no 17º ano de publicação!
Não pretendemos ter um jornal de eleição.
Procuramos que a nossa folha informativa tenha interesse para alunos e pais e leve até eles muito do que não lhe podemos fornecer diretamente.
Foi uma grande ideia esta da Luizinha!
Mas ela teve outras ideias, igualmente importantes. Uma delas foi o "Encontro de Antigas Alunas".
A 1ª grande concentração foi nos 50 anos do Colégio, com uma reunião, muito participada.
Depois, as celebrações estenderam-se por um ano inteiro, com exposição de fotografias cedidas pelas antigas alunas, concertos, conferências, lançamento de um livro evocativo, inauguração dum Hino, etc..
Terminou com uma missa nos Jerónimos, a que compareceu "meio-mundo" entre antigas e alunas recentes, familiares e amigos. Celebrou o sr. P. Victot Feytor Pinto.

Para os 60 anos do Colégio convidámos uma comissão de antigas alunas. Eram pessoas com lugares de destaque que facilmente podiam contactar outras.
Não teve tantos eventos como nos 50 anos, mas o encontro de Maio foi muito participado.
Houve partilha no ginásio, sessão cultural e almoço

Este ano, estamos a celebrar os 70 anos do Colégio e pensamos que somos dos poucos Colégios que já atingimos esta provecta idade e nos podemos orgulhar deste tão longo percurso.
Ainda não sabemos como vamos celebrar este aniversário mas certamente vamos convidar pais, envolver alunos, convidar antigos alunos, tirar partido dos 16ha de quinta e das salas pintadas do sec.XVIII, das quais só os alunos disfrutam habitualmente.



Realmente esquecemo-nos, por força do hábito, que vivemos num palácio, que foi propriedade real; que a Biblioteca ou as salas multiusos estão instaladas em salas com frescos, todos diferentes; que o refeitório é uma "sala em forma de lanterna" pintada de alto a baixo; que possuímos a varanda mais comprida da Europa, donde podemos avistar o mar.
Para já, Temos marcada uma Missa na Igreja de S. Domingos- Lisboa, no dia 2 de Outubro, às 11h , associando-nos aos 175 anos do nascimento da nossa Madre Fundadora. A ela devemos o sermos educadoras, o procurarmos "fazer o bem sempre e onde seja possível" e pertencermos a uma Ordem que tem por Lema a VERDADE e como objetivo " dar aos outros o fruto da sua contemplação.
                                                 
                                                                    ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário