segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os filhos são parecidos com os pais... porquê?

Os filhos são parecidos com os pais, porque... têm idêntica constituição genética. Mas isso...é uma longa história de pesquisas, descobertas, avanços e recuos...Uma história que levou muitos anos a escrever e ainda não está acabada.
Mas começando pelo fim...A grande descoberta, no campo da Genética, já no sec. XXI, foi a descodificação completa do genoma humano, anunciada a 13 de Abril de 2003.
Evidentemente que já antes, talvez desde 1996, se tinham feito pesquisas e conseguido descodificar algumas porções de DNA - acido desoxirribonucleico. Mesmo em 1969, quase 30 anos antes, o bioquímico J. Beakwith e a sua equipa já tinham conseguido isolar, pela 1ª vez, um gene humano.
Aliás, desde que em 1953, Watson e Crick descobriram a estrutura do DNA, o objectivo dos cientistas, qualquer que fosse a sua área, era conhecer o mecanismo e a acção deste ácido .
Mas o que é um gene?
Nem mais nem menos do que a unidade base do material genético, que define a hereditariedade, pela informação que contem.
São os genes que influenciam o funcionamento e o desenvolvimento dos órgãos e a produção das proteínas.

Os genes encontram-se nas cadeias do DNA constituintes dos cromossomas das células. No ser humano cada célula tem 23 pares, sendo um de cromossomas sexuais.
A diferença entre os vários seres, em relação ao Homem, está precisamente no número de pares de cromossomas que possuem  e na diferença do seu código genético ( sequência de genes). São também estas diferençaas  que fazem os Homens diferentes entre si.
Esta sequência é a maneira como se alinham os pares de bases do DNA, ao longo da cadeia. Estas bases são 4 e unem-se aos pares: adenina-timina e citosina-guanina.
As bases ligam-se à pentose que, por sua vez, se liga a outra pentose por um grupo fosfato, constituindo assim uma cadeia polinucleotídica cada vez mais longa.
Nas células em repouso, as cadeias de polinucleótidos são duplas , enroladas em hélica e anti paralelas.
Têm contudo a capacidade de se replicar, por replicação semi-conservativa, dando origem a duas novas células que mantem a conservação e transmissão do património genético.
A descoberta do genoma humano foi um grande passo na evolução do conhecimento científico. Pensa-se poder vir a conhecer a causa da maioria das doenças e o seu tratamento. Mas os benefícios do conhecimento do genoma ainda está longe , porque muito ainda há para descobrir.
E, como em tudo em Ciência, também neste campo se podem correr riscos.
Por um lado, o mau uso científico e por outro, a utilização individa na sociedade.
Também os custos,que não serão acessíveis a todos, e a exploração que poderá ser feita por alguns.
É ainda de pensar duas vezes noutros riscos que virão do querer dos Homens substituirem Deus !...

                                                                         Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário