O ano escolar terminou ! As férias estão a começar! O verão vai chegar, com mais ou menos intensidade.
As famílias, que não têm tantas férias como os alunos, tentam desesperadamente ocupar ou colaborar com os filhos que estão sem ocupação.
É ainda um dia de hoje em quase tudo semelhante ao de ontem, muito embora haja gente já de férias, gente que as não pode ter e gente desempregada, infelizmente.
No entanto, tudo começa a mudar e tudo muda mesmo.
Até o tempo mudou: Ontem sorridente, depois chuvoso, agora nublado.
E depois, uma certa contradição no ambiente: alegria porque é verão, é diferente, deixa-se a rotina do habitual... mas, um certo marasmo do não ter nada que fazer, não ter tarefas para cumprir, ver amigos a partir para outros locais ou outros trabalhos...
Mas as fárias também acabam, um novo ano de trabalho vai recomeçar e novos amigos hão-de aparecer.
É assim também o ciclo da vida, feito de mudanças, de contratempos, de alegrias e tristezas.
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..." diz o poeta.
E nem sempre é fácil ultrapassar vontades, mudanças, dificuldades e incertezas. Mas, é preciso acreditar que "nada acontece por acaso". É necessário não ter medo e seguir em frente na certeza de que Deus não nos pede nada para além das nossas forças e de que Maria é a Mãe presente, atenta a cada uma das nossas necessidades.
Os tempos mudam... a Vida continua. E é necessário aproveitá-la. Saber que o "hoje" tem que ser melhor que o "ontem" e este, inferior ao "amanhã".
Os tempos mudam e nós mudamos também: mudamos de aspecto, de ideias, de vontades... Mudamos com o tempo e com a Graça.
Acompanhemos a mudança... aceitemos as transformações e vivamos esta Vida que se nos oferece e merece ser vivida, com Deus, em plenitude.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário