quinta-feira, 28 de junho de 2012

A força que vence a Deus

"A força que vence a Deus"é o título dum livro antigo com o qual esbarrei quando andava à procura, na biblioteca, dum outro de que precisava.
Não tive ocasião de ver de que tratava mas o título faz-me pensar.
Que força pode vencer Deus?
Para os homens de ciência deve ser o conhecimento, a descoberta, o avanço científico... Esquecem-se que devem a Deus a inteligência que lhes permite o avanço e a luz que os ajuda na pesquisa.
Não sabem que Ele é a Verdade e o Caminho que os conduz à finalidade desejada.
Para os artistas, a força que vence Deus deve ser a luz, a cor, a forma, a capacidade de criar. Também eles se esquecem que sem Ele, esta capacidade seria nula e a Arte deixaria de existir. Não sabem que Deus é o Bom, o Bem e o Belo.
Para o homem comum, a força da vitória deve estar no trabalho, no empenhamento, no esforço.
Tudo certo, tudo verdade, tudo terreno. Mas... e o lugar de Deus?
Parei para pensar e interroguei-me:
E para mim, qual a força que vence Deus? Qual o processo que leva Deus a aderir à nossa vontade, a fazer Seus os nossos desejos?
Acho que só há um caminho e esse chama-se Oração. Só através dela chegamos àquele "despojamento", àquela adesão fraterno-filial que leva Deus a acolher e fazer Suas as nossas aspirações.
Ele próprio disse um dia: "Pedi e dar-se-vos-á"...
E recordo a cena bíblica daquele homem que bate insistentemente à porta do amigo para lhe pedir ajuda, para as visitas que chegam fora de horas. Lembro-me como o outro começa por não querer atender, não se querer incomodar e como acaba por ceder perante a insistência do amigo.
"Batei e abrir-se-vos-á..." é também máxima do Evangelho.
É esta força da oração, baseada na Fé, que faz mover montanhas: " Se tiverdes Fé do tamanho dum grão de mostarda..."
Rezar não é pronunciar palavras feitas, dizer fórmulas decoradas, repetir frases conhecidas.
Rezar é abrir o coração para ouvir o Pai, para no silêncio, ser capaz de O encontrar, Lhe contar as nossas inquietações e alegrias, Lhe dizer dos nossos sonhos e aspirações, Lhe agradecer as Graças recebidas e a força que nos anima.
É na oração que encontramos coragem para ultrapassar as pequenas e grandes dificuldades da Vida e continuar a dizer "Bendito seja Deus!"
                                                              Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário