domingo, 10 de agosto de 2014

Pedro e nós

Os domingos são sempre dias muito particulares. Já por aquilo que representam de "dias do Senhor" especialmente dedicados à calma, à reflexão, a ter um espaço particular para Deus. Mas também porque sempre nos trazem mensagens especiais que nos chamam a atenção para questões que não podem passar-nos ao lado..
Hoje temos S. Pedro como centro da nossa reflexão.. Pedro que começa por pedir ao Mestre que lhe dê uma prova de quem é :" Se és tu, Senhor, deixa-me andar sobre o mar"
E vai, confiante, certo do poder de Jesus. Mas, de repente, a sua confiança transforma-se em medo e este medo leva-o a afundar-se . E é então que volta a sua  confiança e o seu pedido de socorro que o Mestre atende , embora advertindo-o :" Homem de pouca Fé, porque duvidaste?"
É assim também muitas vezes a nossa vida, um intercâmbio entre a confiança e a dúvida, entre o entusiasmo e o medo.
Como S. Pedro começamos por acreditar que com o Pai tudo é possível. Depois, perante as dificuldades, as incertezas, as contrariedades, duvidamos.
Tudo normal. Temos Pedro como exemplo...
Mas, como ele, lembramo-nos de confiar? Somos capazes de, esquecendo medos e incertezas, pedir ajuda, acreditar, aceitar a mão  que se nos estende?
Às vezes essa mão está bem próxima. Conhecêmo-la! Só que  não a vemos como representante de Jesus junto de nós.
E continuamos, desanimadas, sem" norte  ", infelizes...
E Deus tem os Seus mensageiros e os Seus métodos. Geralmente a acção não é directa como no episódio que o Evangelho nos narra.
Será que preferimos que Jesus nos admoeste dizendo: " homem/ mulher de pouca Fé, porque duvidais?"
A Fé é uma virtude Teologal que recebemos no Baptismo. Não podemos menosprezá-la.
E depois, não devemos querer que Deus esteja sempre disponível para actuar directamente. Muitas vezes sentimos a Sua acção e a Sua presença mas quase sempre é através dos outros, dos que nos rodeiam, que vamos encontrar o apoio e a colaboração para nos erguermos das "ondas alterosas" com que a vida muitas vezes nos presenteia.
Não deixemos esmorecer a nossa Fé e tenhamos bem presente o exemplo de Pedro , ao pedir o socorro de Jesus.
Não esqueçamos que Ele está sempre presente e a Sua missão é acolher-nos  e levantar-nos, quando caímos, se Lhe pedimos com Fé : "Senhor salvai-me"  
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário