sábado, 9 de agosto de 2014

Trilogia do Reino

" O Reino de Deus é uma questão de paz, justiça e alegria no Espírito Santo" dizem as Escrituras.
E agora , pergunto eu: Como conseguir a paz? Como praticar ajustiça? Como espalhar a alegria?
Certamente temos que começar por nós mesmos, criar em nós um clima de tranquilidade, estabelecer a paz com os outros e dentro de nós, no nosso coração.
Viver com Justiça é praticar a igualdade entre os Homens, não a igualdeda de qualidades ou de dons mas a igualdade de direitos, de responsabilidades e deveres.
E se vivemos assim, se olhamos para os outros como irmãos, se procuramos dar a cada um aquilo que lhe é devido, se não fazemos diferenças baseadas na cor, no sexo, na idade, na religião, etc, estamos a procurar ser justos e damos um passo a caminho da paz.
É que paz não é apenas antónimo de Guerra. Paz, é muito mais do que isso porque implica relação de equilíbrio, satisfação pessoal e com o próximo, disponibilidade para Deus e os irmãos.
Ter paz , distribuir paz, viver em paz, significa estar de bem connosco  e com os que nos rodeiam. E, portanto, com Deus.
E desta sensação de paz e desta prática da justiça, resulta a alegria, a derteza do dever cumprido, a satisfação de ter realizado a vontade de Deus.
E com tudo isto, construímos o Reino de Deus e, se o quisermos em plenitude, deixamos tudo e seguimos o Senhor do Reino. 
Seguimo-Lo livres de prisões, de impedimentos, de encargos, que são fios ténues que nos prendem ao imediato e não nos deixam voar para caminhos mais longos e lugares mais altos, onde encontraremos a alegria
Ir.Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P..


Sem comentários:

Enviar um comentário