terça-feira, 30 de julho de 2013

O ontem e o hoje

Aqui em férias, sentada diante do mar, estive a ler a carta em que a Madre Teresa Catarina conta ao P. Tomás as tentativas feitas para comprar a quinta do Ramalhão.E não pude deixar de lembrar... velhas histórias do meu tempo de jovem religiosa, histórias que sempre se iam ouvindo e que nunca foram esquecidas: A vinda do secretário do sr. Cardeal Patriarca que não achou a casa em condições de servir para Seminário; a visão objectiva da Madre M. Rita Lecor Buys que previu imediatamente a possibilidade de instalar ali um Colégio; as tentativas de arranjar dinheiro para a compra, para o que muito contribuiu a família da Madre S. Paulo de Frias Carvalho; as obras que foram realizadas durante um ano; a abertura do Ramalhão e as tentativas, sempre bem sucedida, da Madre Teresa Catarina e da Madre S. Paulo para arranjar alunas.
Mil histórias que encheram os primeiros anos e que foram sempre contadas através dos tempos. Até o feitor não era esquecido: aquele senhor que tomava conta da quinta e da casa e de tudo a que chamava "nosso": a nossa casa, as nossas frutas, os nossos empregados, as nossas Irmãs e até as nossas meninas.
Fazem também parte destas histórias as "lendas" que eram contadas às alunas que vinham pela primeira vez. Por exemplo a da aia da Rainha Carlota Joaquina que passeava, à noite, pelos corredores com uma bandeja em que levava a cabeça, que lhe tinha sido cortada...
Talvez porque estou em férias, todas estas histórias me vêem à ideia com muita intensidade e me fazem recordar essas Madres e Irmãs da 1ª hora que fizeram duma casa e duma quinta, quase em ruínas, um Colégio que marcou a vida de muitas jovens e que este ano está a celebrar o seu 70º aniversário.
                            Ir. teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

2 comentários:

  1. Boa noite Irmã Teresa.
    Foi com apreço que li esta publicação sobre o Colégio do Ramalhão. Há histórias que não convém perder e que devemos salvaguardar para o futuro, porque quem desconhece o seu passado também não sabe o que pensar sobre o seu futuro.
    A Carta da Madre Teresa Catarina ao Padre Tomás é apenas um pequeno testemunho do muito que nos liga em história e em fraternidade.
    Um abraço fraterno em São Domingos.
    Frei José Carlos

    ResponderEliminar
  2. Não podemos esquecer as memórias do que foi, para que possa ser àmanhã. Obrigada, Frei José Carlos...

    ResponderEliminar