segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pessoas conhecidas e desconhecidas

A história da humanidade está repleta de acontecimentos e nomes que nos enchem de alegria, de reconhecimento e, porque não?... de orgulho.
Neste segundo milénio da nossa história continua a haver nomes que nos impressionam pela sua grandeza: são missionários, santos, cientistas, escritores, poetas, filósofos, mártires.
Cada um no seu campo se distinguiu pelo que foi, pelo que fez. Alguns nomes são bem conhecidos e fazem parte do nosso imaginário. Outros, passaram sem que soubéssemos algo da sua história ou do seu trabalho.
Ninguém desconhece o nome do inventor do computador, que todos usamos ou da máquina a vapor que foi a base da revolução industrial... Toda a gente sabe quem foi o primeiro homem a chegar à lua ou conhece as músicas de Paul Anka...São nomes demasiado conhecidos os de Camões ou Vasco da Gama...
E Madame Curie, Pasteur ou Edith Stein fazem parte do nosso album de conhecimentos?
E Mary Leakey, sabemos quem é, o que fez, em que área da Ciência se distinguiu?
Foi há cem anos que nasceu em Londres. O seu pai era pintor e viajava pelo mundo . Ela acompanhava-o e assim desenvolveu o gosto pela aventura. Interessou-se muito pela pré-história . Com as suas escavações e viagens, descobriu um grande número de ferramentas desta época, fazia as ilustrações do material encontrado e criou mesmo o 1º sistema de classificação.
De formação e prática era arqueóloga e antropóloga, tendo descoberto o primeiro fóssil  do Proconsul, Antropoide primitivo , um género de Primatas que viveu no Mioceno Africano de 14 a 18 milhões de anos atrás.
Estudou em Londres no University College, casou com Louis Bazett Leakey para o qual fazia ilustrações dos seus achados.
Morreu no Quénia, aos 83 anos, tendo sido uma paleo-antropóloga de renome.

Sem comentários:

Enviar um comentário