terça-feira, 2 de julho de 2013

Silêncio que é festa

" E um grande silêncio estendeu-se sobre a Terra"
Isto é tema de Semana Santa, mas foi o que me veio à ideia quando me  levantei  hoje. Um imenso silêncio  invadia  a   casa e  os terrenos que a rodeiam. Nem pássaros nem pessoas nem sequer o ruído dos carros na estrada.
 Silêncio!
Talvez por causa do nevoeiro que envolve tudo como um manto e apaga os barulhos.
Dentro de casa também tudo silencioso e, as janelas fechadas por causa do calor, aumentam esta sensação ao mesmo tempo de esmagamento e de alívio.
Resolvi descer até à capela pequenina, a dos alunos como lhe chamamos, e parar.
O silêncio convida à reflexão; é uma maneira de descermos até ao fundo de nós mesmos e aferirmos das nossas coerências e infidelidades.
E hoje é para mim, dia de reflexão. Faz anos que tomei Hábito e iniciei esta caminhada que me trouxe até aqui. Há que rever!... É tão fácil esquecermo-nos dos nossos compromissos... porque  nos deixamos encher de trabalho, porque nos aborrecemos com o que os outros dizem ou fazem, porque não estamos satisfeitos connosco próprios, porque os projectos de Deus "estragam" os nossos projectos, porque nem sempre entendemos e aproveitamos os dons que Deus põe à nossa disposição.
Por isso, às vezes temos medo de parar e nos confrontarmos connosco,  com os nossos sims e os nossos nãos.
Mas tudo isto são dons, são graças; são a felicidade de poder recomeçar.
E é hoje que o tenho que fazer!...
                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.




Sem comentários:

Enviar um comentário