quarta-feira, 3 de julho de 2013

A responsabilidade da Amizade

Hoje de manhã ouvi na rádio um comentário sobre a Amizade que me chamou a atenção.
Entre conflitos políticos, crise económica, instabilidade social, etc.,etc. até parece estranho falar de amizade.
Mas não é! Até porque é precisamente nos momentos difíceis, nas incertezas, nas dúvidas, que devemos poder contar com os Amigos. 
Eles são o ombro acolhedor em que nos podemos refugiar para chorar, os olhos que riem com as nossas alegrias; eles têm a palavra certa no momento oportuno, o conselho adequado à decisão a tomar.
E depois... dizia o comentador... os verdadeiros amigos entendem-se mesmo sem palavras , não quebram a relação quando a distância os separa e não se afastam quando as ideias são antagónicas ou os interesses divergentes.
Ser Amigo é um dom e uma responsabilidade; ter Amigos é uma graça. Porque... os Amigos não julgam, não condenam. Antes, apoiam, aconselham, corrigem, desculpam.
Às vezes fazem perguntas indiscretas; outras vezes, deixam-nas por fazer. Mas sempre estão atentos, presentes, disponíveis.
A Amizade é uma forma de relação de que até Jesus nos deu testemunho. Ele amava Maria, Marta e Lázaro de maneira especial . A Amizade alimenta-se na oração, na partilha, na confiança, na inter-ajuda.
Outro dia, numa revista que me caiu nas mãos , dizia-se que "ter amigos é como possuir um canteiro de flores que se abrem para nós cada manhã".
Esta é uma definição poética das amizades puras e simples que se oferecem, como as flores nos canteiros.
Eu, que não sou poeta, limito-me a dizer ao Senhor: "Obrigada pelos Amigos que me deste. Olha por eles. Ajuda-me a merecê-los".
                                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário