quarta-feira, 24 de julho de 2013

Saudades e recordações


Ontem foi um dia demasiado complicado com muitas coisas em simultâneo: várias actividades a realizar, trabalhos a executar, situações a organizar.
Como se compreende, no meio disto tudo, visitas era o que eu menos precisava. Mas, duas antigas alunas não são visitas e é com carinho e alegria que as recebemos. São imprevistos que só trazem felicidades e recordações.
Beijos e abraços não faltaram.
Eram a Raquel Cruz e a Inês Varela, duas alunas internas que já deixaram o Colégio há tempos.
Falámos da vida do internato, recordámos as diabruras que sempre aconteciam, lembrámos as colegas que, com elas, tinham partilhado 8 anos de vida, estudo, amizade, estadia no Colégio.
A Raquel é Fisioterapeuta e trabalha aqui na zona; A Inês esteve na Africa do Sul onde terminou o Curso e conheceu o noivo. Agora, regressa para se casar. Aliás, vinha acompanhada do futuro cunhado.
É uma alegria voltarmos a ver as "meninas" que ajudámos a crescer. É uma emoção ouvi-las dizer que não esquecem o que levaram do Colégio. É com sentimentalismo que as escutamos repetir que têm na memória que é norma do Ramalhão a Alegria, o Amor, a Amizade,o Trabalho, o Esforço, a Oração.
Nós sabemos que não foi em vão que o Colégio, durante 70 anos, abriu as portas a tantos grupos de jovens que ajudámos a educar...
Nós sabemos que a nossa maneira de ser e de fazer, bem Dominicana, aberta e livre, dá sempre frutos. "Uns são os que semeiam, outros os que colhem"...
Mas ouvir da boca dessas jovens, anos depois, que não foi em vão que aqui passaram, que as Irmãs marcaram as suas vidas, causa um bater mais forte de coração e é motivo para um obrigada maior ao Pai que nos inspira e acompanha.

                                                       Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário