sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dominicano, um caminho, uma descoberta...

Muitas vezes as minhas alunas me perguntavam qual a razão de ter escolhido ser Dominicana. É uma pergunta com uma resposta simultaneamente fácil e complicada.
Ser Dominicana não é um acaso mas sim uma opção de vida.

Pode-se ter encontrado um hábito branco que nos sugestionou; ter assistido a uma oração de Vésperas que impressionou e nos fez reflectir; ter ouvido um testemunho que nos fez pensar; vivido com Dominicanos que nos motivaram...

Pudemos ter entrado numa capela onde o ambiente nos convidou a rezar; ter conversado com um padre ou uma freira que nos deram uma imagem magnífica da vida... 
Muito bem!
Tudo isso podem ser causas mais ou menos próximas, circunstâncias impulsionadoras...
Mas para ser Dominicanos/as é necessário mais do que isso. É preciso ter-se identificado com a Verdade que S. Domingos estudava, rezava e pregava; ter escolhido um caminho que é simultaneamente contemplativo e activo; ter optado por uma missão apostólica que deriva do estudo e da contemplação; ter escolhido ser pobre por partilha do que se faz e do que se tem; ter optado por uma "família" onde todos somos iguais e todos temos que respeitar as diferenças.
Ser Dominicana/o é ter aceite ser pobre porque desprendido, livre, obediente e casto mas, simultaneamente, rico de vida, de amor, de fraternidade.
Ser Dominicana, para mim em particular, é ter escolhido uma Ordem com a qual me identificava, pelos seus princípios democráticos, pela forma de aprofundar os conhecimentos , pela liberdade de expressão e pensamento, pela facilidade de diálogo, pela perspectiva de transmissão de dons.
Ser Dominicano é... tudo isto e muito mais.
                     Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

2 comentários:

  1. Ontem estive no Ramalhão. Vi, ouvi e senti. Dói. Parecia que andavam intrusos dentro da "minha" casa. Impossível não olhar para trás. Impossível não me sentir triste, mesmo com toda aquela tónica -difícil de compreender e de aceitar - de "vai ser melhor assim". O NOSSO Colégio... (confesso que às vezes digo com toda a propriedade "o MEU Colégio"!), as nossas Dominicanas (entre nós são "as nossas freiras"...), tudo fez e faz parte da minha vida, da construção do meu eu de hoje. Valores que me foram dados/transmitidos enquanto aluna e enquanto mãe. Quero merecer e saber dar testemunho deles pelo resto da minha caminhada.
    Há uns tempos as irmãs deram-me um marcador de livros que dizia "No Ramalhão, sempre presente" e, se no meu tempo de colégio insisti tanto em ser teimosa, agora insisto em cumprir e... AÍ ESTAREI!!!
    Querida Madre Teresa, Irmã Maria José, Irmã Mariazinha, Irmã Amália, Irmã Catarina, Irmã Isabel da Trindade, Madre Socorro, Madre Ascensão... ABRAÇO-AS com muita ternura e gratidão!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Também estou consigo e com as outras, com amizade e carinho. Ir.Teresa

    ResponderEliminar