quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sempre Ramalhão

Há várias coisas que sempre fizeram parte da vida do Colégio e que sempre considerámos indispensável para a formação cultural, humana e social dos alunos. Entre essas coisas, as festas, as viagens e as actividades artísticas e desportivas, marcam o seu lugar. 
São estas que hoje me vêm ao pensamento até porque me cruzei com um dos professores que mais aprecio.
É que sempre considerámos extraordinárias as exibições de acrobática, a concentração das alunas, a sua elegância, a colaboração de toda a equipa. As suas apresentações, por vezes eram de perder o fôlego, com as mais velhas, muito profissionais, a fazer sobressair o talento das mais novas. Desde que entravam até que saiam sabiam mostrar o ar disciplinado com que os treinos decorriam e a aprendizagem , dura mas linda, com que se preparavam.
Mas não posso também esquecer os campeonatos inter-turmas  de volley, de basket, de football: a excitação anterior ao jogo, o entusiasmo no seu decorrer , a alegria de uns e a tristeza e irritação de outros, no fim. Há sempre quem ganhe e quem perde mas nem todos sabem perder
Recordo a ida para participarem em campeonatos nacionais e o orgulho do regresso com as medalhas ao peito. Nem sempre o conseguiam, mas muitas vezes atingiram o seu grande objectivo.
Também de salientar as exibições de Ballet  Com mais ou menos jeito, melhor ou menos boa forma, a Nilma sabia sempre tirar partido dos dons de cada uma para as pôr em cima do palco, no encanto dos seus fatos brancos de tule, adornados com faixas de cor ou flores garridas.
Mas não esqueçamos também o ténis, o karaté ou a esgrima, a cujos alunos quero prestar a minha merecida homenagem.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário