quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémios Nobel

Nos primeiros dias desta semana procedeu-se à entrega de dois dos primeiros Prémios Nobel deste ano, acontecimento sempre muito divulgado porque ansiosamente esperado Primeiro, foi o da Medicina (Fisiologia) e depois o da Física. Qualquer deles foi concedido a um grupo de três cientistas que fizeram descobertas consideradas excepcionais. Aliás, de contrário, não seriam galardoados com esta alta distinção...
Os três físicos japoneses apresentaram um trabalho sobre os LED azuis, fonte de luz alternativa às lâmpadas eléctricas tradicionais pois têm um menor consumo e maior durabilidade. Com este trabalho os cientistas pretendem mostrar a possibilidade de abrir caminho a muitas outras aplicações úteis e importantes.
Mas, para mim, tem outro impacto a descoberta dos cientistas noruegueses, investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Trandheim. É que eles identificaram , no cérebro, um conjunto de células que funciona como um GPS do cérebro. Elas permitem-nos localizarmo-nos no espaço ou encontrar o caminho que queremos seguir para nos dirigirmos a um lugar determinado.
Foi um percurso lento o que levou até esta explicação e conhecimento. Começou em 1971 com a descoberta do primeiro componente do sistema de " posicionamento do cérebro", passando em 2005 pela descoberta de outro componente e terminando ( talvez...) agora pela explicação do funcionamento deste conjunto de células localizadas no cortex entorrinal.
Assim vai evoluindo a ciência e dando ao Homem as explicações que o fazem pensar-se senhor da verdade.
Mas, por ventura, consegue o homem explicar o papel de Deus na criação e na presença constante do Seu Amor? Âs  vezes até julga que sim... mas é pura ilusão. E disso é que podemos ter a certeza.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário