domingo, 12 de outubro de 2014

A Ecologia

Fui outro dia assistir a um colóquio sobre Ecologia. Anunciava-se como trazendo à ribalta grandes e novos conhecimentos científicos. Mas em boa verdade, não fiquei a saber muito mais do que aquilo que aprendi durante o meu Curso, com as duas cadeiras obrigatórias: Ecologia animal e Ecologia vegetal.
Qualquer delas tratava da interação entre os seres vivos e o seu ambiente, isto é, faziam o estudo científico das interações que determinam a distribuição dos seres vivos e consequentemente a sua abundância em determinado espaço em que se desenvolvem.
Sem nos apercebermos bem, o meio ambiente afecta os seres vivos, sejam eles animais ou vegetais. E isto, não só pelo espaço que eles necessitam para viver e reproduzir, mas também pelas necessidades inerentes ao seu metabolismo. Mas o inverso também é verdadeiro. Os seres vivos alteram o ambiente, fornecem elementos indispensáveis (oxigénio, por ex.) ou introduzem elementos tóxicos que afectam a saúde e conservação dos ecossistemas.
Relembrei, com este colóquio, que foi Ernst Haeckel que utilizou pela primeira vez o termo Ecologia para definir esta ciência  de relação entre os seres vivos e o meio ambiente. E isto, já em 1869, lembrando a origem grega do termo oikos ( casa) e logos (estudo).
Recordei também como o conceito de competição  se põe aqui, quer seja competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiro para a reprodução. Igualmente a ideia de simbiose, comensalismo ou parasitismo.
Tomei ainda contacto com conhecimentos mais recentes  da aplicação prática da Ecologia, em ordem a melhor gestão dos recursos naturais  ou da Biologia de conservação.
Mas os conceitos mais fora daquilo que eu aprendera  diziam respeito à Ecologia humana. Esta, relaciona o ser humano com o ambiente natural e mostra como o homem tem capacidade de adaptar o meio às suas necessidades e como o consegue fazer.
E agora, perguntamo-nos e perguntam-se os cientistas, afinal, com que Ciência se conecta a Ecologia humana? Várias outras ciências reivindicam a propriedade sobre ela, porque de facto, este tipo de Ecologia é uma Ciência transdisciplinar que é demasiado nova para ter revelado todo o seu potencial.
                   Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário